11 abril 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (55)



1972 (BRASIL)O carioca Coentro (João Carlos de Oliveira Coentro) lança no Caderno 1 do Jornal do Brasil a série BUMBÁ, O BOI, aprofundada na revista O Bicho. Trata-se de um personagem extraído diretamente do nosso folclore.


1972 (FRANÇA) Surge a célebre revista humorística ÉCHO DES SAVANES, iniciativa de Claire Brétecher que lança, nessa revista, Les Frustres (Os Frustrados), Marcel Gotlib e Nikita Mandryka.

1972 (BRASIL)MARLY aparece pela primeira vez no número zero da revista Agora, editada em Vitória, Espírito Santo. Seu nome era Ugly. Depois de quatro números mudou-se para o jornal A Gazeta, também de Vitória, com o nome de Marly. Seu criador: Milson Abreu Henriques, Milson.  Marly é uma coroa solteirona e frustrada que, sem ocupação, leva o dia inteiro pendurada ao telefone fofocando de tudo e todos. Sua companhia predileta do outro lado é Creuzodete. Marly tem um cachorrinho, o Sarmento, intelectual, odeia sua dona pela burrice e sua fofoca rasteira.

1972 (BRASIL)O Brasil ingressa na época da televisão em cores.

1972 (ARGENTINA)Fontanarrosa cria na revista Hortensia os personagens INODORO PEREYRA (paródia do radioteatro) e BOOGIE, O SEBOSO (paródia de Harry, o Sujo). Roberto "El Negro" Fontanarrosa é conhecido, inclusive, por suas charges sobre futebol, sua obsessão máxima.

1971 (BRASIL)O desenhista Mixel Gantus cria a tira O GRILO para o jornal Última Hora, do Rio.

1972 (BRASIL)O artista plástico Francisco Liberato apresenta seu primeiro trabalho em desenho animado: EMENTÁRIO na Jornada Baiana de Curta Metragem. Era uma mistura de cenas reais e animação. Nesse mesmo ano lança o desenho de animação ANTISTROF, interpretação gráfica da obra musical de Rufo Herrera.

1972 (BRASIL)O Suplemento Quadrinhos, do Grupehq passa a ser publicado no Diário de Natal (18 de abril), deixando de circular em 28 de novembro. Nesse período surgiram: Super Cupim e seu companheiro Pulguinha, de Emanoel Amaral; Dom Inácio (Bispo de Taipu), de Lindberg Revoredo (sátira a um padre do interior, suas fraquezas humanas, momentos de sarcasmo); Tenente Wilson, de Luis Pinheiro, com temática de aventuras espaciais; Família Bonny, de Reinaldo Azevedo, abordando o tema western. Outro personagem criado por Reinaldo: O Coveiro, justiceiro sertanejo.
 
1972 (INGLATERRA)É produzido o filme TALES FROM THE CRYPT baseado na famosa revista em quadrinhos de terror da editora EC Comics. Em 73 é realizado mais um filme com o mesmo título, estrelados por Terry Thomas e Peter Cushing.

 
1972 (JAPÃO)HADASHI GEN (Gen, Pés Descalços), de Keiji Nakazawa, o retrato mais contundente da tragédia da bomba atômica de Hiroshima, e BERUSAIYU NO BARA (A Rosa de Versalhes), de Ryoko Ikeda, série considerada a definidora de todas as características dos shoujo manga.

1972 (BRASIL)ZEFERINO, de Henfil. De 1972 a 73, no Jornal do Brasil, o autor produziu uma das críticas mais substanciais de nossa arte. De base cartunística, o desenho de Henfil encontra lugar nos quadrinhos através de uma narrativa modelar em termos de veiculação diária.

1972 (EUA)Alfred Andriola recebe o prêmio Reuben pelo seu trabalho em Kerry Drake.

1972 (EUA)Ralph Bakshi lança o desenhoanimado FRITZ THE CAT. O filme narra as aventuras e desventuras do famigerado gato, criação de Robert Crumb. Trata-se do primeiro desenho animado proibido para menores.


-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: