08 outubro 2013

James Bond faz mais de 50 anos de cinema (2)



VILÕES SATÂNICOS - Em seu estudoThe James Bond Dossier, Kingsley Amis afirma que todo estrangeiro é um vilão ou todo vilão é um estrangeiro.Com Mr. Fleming, vamos além da situação em que basta futucar um pouco um estrangeiro para encontrar um vilãonão é nem preciso futucar um vilão para descobrir que é estrangeiro. E os vilões contra os quais James Bond lutou são búlgaros, alemães, russos, sicilianos, iugoslavos, hispano-americanos... O que seria de um filme de James Bond sem os vilões. Muitas vezes eles são a coisa mais memoráveis de toda a fita.

Vale citar alguém do calibre do chinês Dr. No; do nefasto Stravos, chefe da organizaçãoSmersh, o temível Goldfinger (na pele do ator Gert Frobe), obcecado por ouro; o impressionante Tee Hee ( Julius Harris com um terrível braço mecânico emCom 007 Viva e Deixe Morrer); o temido Scaramanga (Christopher Lee) e sua pistola de ouro; o milionário Max Zoran; o inesquecível Jaws (Richard Kiel de007 o Espião que me Amavae007 Contra o Foguete da Morte), dentes de aço; Stromberg (Curt Jurgens), que queria destruir o mundo emO Espião que me Amava, o príncipe Kanal (Louis Jordan, deOctopussy), Le Chiffre (Peter
Lorre/Mads Mikkelsen), o gênio da matemática, o terrorista francês Renard (Robert Carlyle), além de outros tipos sórdidos, desses que querem conquistar ou destruir o mundo inteiro. Eles ajudaram James Bond a sobrevivertentando matá-lo. Contra esses vilões, Bond tem chance de usar as incríveis engenhocas inventadas por seus amigos.

BELAS E SENSUAIS - Para conquistar o público masculino, não se pode desprezar o feminino. Para elas, ofereçam-se a elegância, a sofisticação e o charme de James Bond. Asbondgirls(como ficaram conhecidas) se transformaram em marca da série e o público adorou. Úrsula Andress foi a primeira e sua imagem, no papel de Honeychile Rider, surgindo na praia, vestindo minúsculo biquíni e com uma adaga na cintura, vindo do mar, é inesquecível. Ela surge nos mares da Jamaica para participar com o herói da caçada ao vilão Dr. No.

A atriz Honor Blackman foi a sensual Pussy Galore do filmeGoldfinger. Diana Rigg foi a inesquecível Trancy Vincenzo de007 a Serviço de Sua Majestade(a única a se casar com 007, mas morreu antes do fim do filme).

Lois Chiles foi a brilhante Holly Goodheed deMoonraker,e a imbatível pantera Grace Jones viveuMay Daye quase rouba a cena do heróiNa Mira dos Assassinos. Maud Adams foiOctopussy, a única que ganhou a honra de ter seu nome no título e aparecer em dois filmes da série, este eO Homem da Pistola de Ouro. Maryam DAbo revela-se como Kara emMarcado para a Morte.

Daniella Bianchi foi Tatiana Romanova (Moscou contra 007), mas ela largou o cinema para se casar com nobre. Claudine Auger foi Domino (Kim Basinger a substituiu na refilmagem) emContra a Chantagem Atômica. Manuela (Emily Bolton) mostra a Bond como matar o tempo no Rio de Janeiro. Mas muitas, muitas mulheres belas, sensuais.





-----------------------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: