23 maio 2012

Música & sexo, uma relação muito estreita (13)

Grito de revolta (4)


O movimento glam inspirou um afro-americano chamado George Clinton a criar a banda glam-funk psicodélica Parliament Funkadelic, que por sua vez ampliou os limites criativos surrealistas do hip hop de hoje. Com o tempo o glam foi se transformando em punk rock. E o pivô de transição era uma gangue de jovens músicos urbanos de rua que se vestiam de mulheres. Os New York Dolls que não tocavam seus instrumentos muito bem, mas o som que eles faziam era eficiente e com entusiasmo. De Nova York para a Inglaterra foi um salto e a banda Sex Pistols vomitou uma série de rocks participando de vários escândalos públicos. Uma multidão de bandas punks inglesas surgiu no rastro do Sex Pistols, e milhares de jovens usando roupas rasgadas decoradas com slogans bizarros e ameaçadores, pontiagudos cortes de cabelo moicano, tatuagens e alfinetes de segurança ocuparam as ruas. O punk se transformou em uma identidade global que significou muitas coisas diferentes para muitas pessoas. Podia ser uma moda, ou um estilo musical. Por outro lado, o que o punk moldou foi uma postura Faça Você Mesmo (Do It Yourself - DIY). Em vez de ficar sentado idolatrando astros do rock ou gurus que supriam as pessoas com doses de uma outra viagem grátis.

Ainda em 1971 Lou Reed grava “Walk on the Wild Side” sobre travestis e a barra-pesada em Nova Iorque. Caetano Veloso lança Transa. O título do disco era a gíria da época para sexo. Em 1973 o grupo Secos & Molhados causa polêmica e faz sucesso graças a Ney Matogrosso, figura andrógina totalmente inédita. Foi uma carreira breve e fulminante. É lançado também o Lp “Todos os Olhos”, de Tom Zé, cuja capa polêmica mostra uma bola de gude num lugar nada convencional: no ânus. Na época de plena ditadura militar várias músicas do compositor havia sido censuradas. Seu amigo Décio Pignatari propôs colocar um ânus na capa. Em foco fechado e com uma bola de gude no traseiro, o resultado foi exposto nas vitrines das lojas e a censura nem imaginou do que se tratava.

The Rock Horror Picture Show (1974) mistura glam, sexo e pesadelo nas telas, virando cult movie da noite para o dia. Os Sex Pistols começaram a escandalizar o mundo ocidental com o visual punk direto da butique Sex, ponto de encontro da banda. “Jóia” (1975) disco de Caetano traz na capa o cantor, Dedé Veloso e o filho Moreno, nus. A censura proibiu a capa e fez com que ela fosse trocada. Em 1979 Rita Lee grava “Mania de Você” inaugurando uma fase sensual, que a partir daí incluiria “banho de espuma” e falaria em “de quatro no ato”.

Nos anos 80 o duplo sentido de “Rock das Aranhas”, de Raul Seixas, é vetado pela censura e proibido de tocar no rádio. A banda punk baiana Camisa de Vênus causa controvérsia por causa do nome. Luiz Caldas populariza a lambada com a música “Fricote”. Jello Biafra, líder do grupo punk Dead Kennedys, é acusado de promover e vender material pornográfico para menores, graças à arte do Lp “Frankenchrist” (com vários pênis voadores desenhados). Outra capa de disco é censurada: “Lovesexy” em que Prince aparece pelado, intensificando a campanha para censurar a indústria musical nos EUA. “I Want Your Sex”, de George Michael, encontra resistência nas rádios americanas. O grupo Ultraje a Rigor grava “Sexo!”. Fausto Fawcett inaugura a era das “calcinhas exocet” no hit “Kátia Flávia. Louraça belzebu, Godiva do Irajá”. E Tina Turner exalava estrogênio e progesterona na canção “What’s love got to do with it?” música com sexo, sexo com música. Tem ainda a bela “Sexual Healing” onde Marvin Gaye diz que está quente como um forno e precisa de amor. “Baby, vamos em frente essa noite /Baby, estou pegando fogo  preciso de um pouco de amor  E baby, não consigo esperar muito mais  está ficando cada vez mais forte  e quando me sinto assim  preciso que o sexo me cure  eu quero que o sexo me cure”.

A década de 90 confirma a presença da dominatrix Madonna. Mais do que dançar, cantar e representar, Madonna sabe como poucos vender sua imagem. Em 1992, o ano do sexo seguro, do voyeurismo e da masturbação ela colocou no mercado seu disco “Erótica” com todas as variantes da house music. A cantora embarcava de vez na dance music e emplacou o erotismo da era “safe sex”. Além de falar de sexo com incursões por estilos como o disco e o rap no álbum “Erótica”, a cantora lançou o livro “Sex” com poses provocadas por seus devaneios eróticos, muitas delas com homens e mulheres, usando insólitos objetos como coleiras de cães ou arreios. Madonna levava a pornô-chique para a música. Desde que despontou no cenário musical nos anos 80 a popstar resistiu ao tempo pela sua habilidade de se reinventar e lidar com seus negócios. Sempre escreveu e compôs suas músicas e nunca foi controlada por empresários. Foi a própria Madonna que criou seu personagem. Isso é o que faz a grande diferença e permite a sua longevidade..


Referências:

BLANNING, Tim. O Triunfo da Música: a ascensão dos compositores, dos músicos e de sua arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ESSINGER, Silvio. Batidão. Uma História do Funk. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

FAOUR, Rodrigo. História sexual da MPB: a evolução do amor e do sexo na canção brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GOFFMAN, Ken & Dan Joy. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. 

HOLLANDA, Chico Buarque de. Literatura Comentada. Seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico e crítico, exercícios por Adélia Bezerra de Meneses Boll. São Paulo: Abril Educação, 1980.

JULIANO, Carolina. Esses moços, pobres moços. Fim de Semana. Eu& nº79. Valor. São Paulo: 1,2,3 e 4/11/2001.

LUCCHESI, Ivo & Dieguez, Gilda Korff. Caetano. Por que não?: uma viagem entre a aurora e a sombra. Rio de Janeiro: Leviatã Publicações, 1993.

MELLO, Mariana & Lemos, José Augusto. Segura o funk!. Superinteressante. São Paulo: abril de 2001. Páginas 72 a 76.

MELO, Murilo Fiúza de. Arquivo do Rio mostra como era a censura. O Estado de S.Paulo. São Paulo: Arte e Lazer. 29 de agosto de 2001.

MENESES, Adélia Bezerra de. Figura do Feminino na Canção de Chico Buarque. São Paulo: Ateliê e Boitempo Editorial, 2000.

MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho Mágico: poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: Ateliê Editorial (2ª edição), 2000.

MUGGIATI, Roberto. Rock, o Grito e o Mito: a música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis: Editora Vozes (3ª edição), 1981.

MUSICA E SEXO. Revista Music Television nº6, ano 1, agosto de 2001. Páginas 16 a 23. São Paulo: ZMA3 Assessoria, Editora e Serviços Fonográficos Ltda.

OLIVEN, Ruben George. A mulher faz e desfaz o homem. Ciência Hoje nº37. Rio de Janeiro: Novembro de 1987. Páginas 54 a 62.

RIBEIRO, Lúcio. Miss Imoral. A pornô-pop Peaches fala do electro-punk e compara as cenas das cidades europeias. Folha de S.Paulo. Ilustrada. São Paulo: 27 de fevereiro de 2003. Página 8.

SAITO, Bruno Yutaka. Electro choque. Miss Kittin, a musa do novo electro, comanda a invasão do estilo no Brasil. Folha de S.Paulo. Ilustrada. São Paulo: 6 de novembro de 2002. Página 3.

SERRA, Ordep. Rumores de Festa: o sagrado e o profano na Bahia. Salvador: EDUFBA, 1999.

SEVERIANO, Jairo. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras (vol.1:1901-1957)/Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. São Paulo: Editora 34, 1997 (Coleção Ouvido Musical)

SEXO & LINGUAGEM. Revista Língua Especial. Editora Segmento. São Paulo: Junho de 2006.

SHUKER, ROY. Vocabulário de música pop. São Paulo: Editora Hedra Ltda, 1999.

VELOSO, Caetano. Letra só; Sobre as letras/Caetano Veloso; organização Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

WISNIK, Guilherme. Caetano Veloso. São Paulo: Publifolha, 2005 (Folha Explica)

É Sacanagem. O som do sexo nas pistas. Volume 01. Edição 2, dezembro de 2003, páginas 36 a 38. São Paulo: Editora Abril.

Funk em Questão. Bravo. São Paulo: Edição nº90. Março de 2005.

-------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: