05 novembro 2009

The Umbrella Academy é excepcional

A trama conta a história de um grupo de jovens que nasceu com poderes especiais. Cada criança era denominada com um número. Um é Luther, o líder e mais forte de todos, tornou-se o Spaceboy. Dois é Diego (Kraken) capaz de segurar a respiração por tempo indeterminado. Três, Allison (Rumor) tem, o poder de fazer tornar verdade qualquer coisa que fale. Quatro, Klaus (Seance) pode levitar e falar com os mortos. Cinco, Ben (Horror) têm monstros de outras dimensões embaixo de sua pele. Sete, Vanya não aparentava ter poder algum, exceto ser muito interessada em música. São os membros da Umbrella Academy.

A história foi escrita por Gerard Way, o vocalista da banda My Chemical Romance. E as ilustrações são do brasileiro Gabriel Bá. Publicada originalmente pela norte- americana Dark Horse Comics. O álbum chega ao Brasil pela Editora Devir: The Umbrella Academy – Apocalypse reunindo os seis primeiros volumes da série.

A seqüência The Umbrella Academy: Dallas já está disponível no mercado americano, mas ainda não tem previsão de lançamento entre nós. E o terceiro, ainda inédito lá fora, se chamará The Umbrella Academy: Hotel Oblivion. E já existe um projeto de transformar The Umbrella Academy em filme – 2012!.

O brasileiro Gabriel Bá venceu o prêmio Harvey na categoria melhor artista. Dave Stewart também ganhou um dos prêmios: o de melhor colorista. Em 2008 a Dark recebeu o prêmio Eisner e Harvey nas categorias melhor nova série e melhor série limitada. Ainda em 2008, Bá também venceu o Scream Award como melhor artista de Comic Book pela mesma HQ.

Pois bem, voltando ao álbum lançado pela Devir (Apocalypse Suíte) os sete seres extraordinários são criados e treinados por um alienígena que se passava por um famoso empresário. O tempo passou e cada um dos membros seguiu seu rumo de vida. Agora o reencontro se dá quando acontece uma morte e diversos ataques tanto aos jovens quanto ao planeta. Eles precisam se reunir...

Preciosismo. Roteiro ágil e com referências pop. Desenho excepcional, cores que seguem a trama, perfeita. O álbum publicado pela Devir em formato 16,5cm X 24,0 cm com 192 páginas coloridas em papel couchê 90g/m2. Para ler e reler sempre. Espero as próximas edições com ansiedade.

Conheci Gabriel Ba no 6º FIQ de BH e fiquei impressionado pela serenidade do rapaz. Tranqüilo, ele sabe o que faz, tem consciência do que quer e, acima de tudo, é preparado. Sabe fazer quadrinhos como ninguém, entende toda sua linguagem e engrenagem. É isso Bá, boa sorte em todos os seus empreendimentos!.


------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: