09 novembro 2009

Um escândalo animado

Três dedos — Um escândalo animado, do americano Rich Koslowski, graphic novel eleita como a melhor de 2003 pelo Ignatz (prêmio voltado para autores que publicam por pequenas editoras) é a estréia da Editora Gal nas histórias em quadrinhos no Brasil. A trama acompanha a ascensão, a queda e o misterioso sucesso de Rickey Rat e do diretor Dizzy Walters, inspirados em Mickey Mouse e Walt Disney. O “três dedos” do título faz referência a uma característica comum em personagens animados: a presença de apenas quatro dedos em cada mão. O polegar não é considerado por muitos norte-americanos como um dedo (a publicação lista algumas das possíveis explicações para isso). Para manter a fluência da história, a versão nacional da HQ mantém o conceito.

"É uma comédia negra. Arenosa, miserável e perturbadora... Exatamente como a Hollywood da vida real!'' É assim que o quadrinista Rich Koslowski define Três Dedos: Um Escândalo Animado', "estrelada'' por Walt Disney e Mickey Mouse -ou melhor, por personagens inspirados neles. Trata-se de uma paródia que a todo tempo lembra Walt Disney (transformado no magnata da animação Dizzy Walters) e Mickey Mouse (rebatizado de Rickey Rat). "Parte da diversão em escrever uma paródia é essa. Dançar no limite entre a realidade e a familiaridade para que os leitores possam fazer melhor a conexão'', afirma Koslowski.

Fazendo uma retrospectiva cronológica, Rick Koslowski narra todo o desdobramento do que se tornaria um importante segmento dentro da indústria do entretenimento. "Três Dedos'' é narrada em tom de "mockumentary'' - contração em inglês das palavras "mock'', falso, e "documentary''. Brincando com gêneros, a HQ se trata de um documentário em quadrinhos, com depoimentos de diversos envolvidos – entre animados e humanos – do que aconteceu com Dizzy Walters e seu império. Essa interação entre uma dinâmica típica do cinema e a leitura da HQ, com as páginas dispostas na horizontal, como uma tela widescreen de cinema é a principal contribuição de Três Dedos para os romances gráficos. A obra é um prato farto de referências para amantes da animação, além de um exercício de imaginação e criatividade que instigará a leitura entre os fãs de quadrinhos.

A narrativa parte da premissa de que nosso mundo é compartilhado por humanos e seres animados, estes últimos vivendo à margem da sociedade. Até que o jovem cineasta Dizzy Walters transforma o talentoso ator animado Rickey Rat no maior sucesso de Hollywood e ambos constroem um império milionário. Um terrível escândalo abala a estabilidade multimilionária adquirida pelo cineasta Dizzy Walters em conjunto com o ator Rickey Rat, magnatas do mundo da animação. Cabe a Rich Koslowski esclarecer ao público o que foi este desastre que abalou Hollywood, o que ele realiza através de um quadrinho, munido com imagens e depoimentos exclusivos de celebridades como o coelho Pernalouca, o leitão Engasguinho, Leon Rey, Patonildo e o próprio Rickey.

Dizzy e Rickey não viveram felizes para sempre, desfrutando do sucesso e da fama: Dizzy morreu misteriosamente, e Rickey é hoje um alcoólatra amargurado atormentado por um escândalo que envolve seu nome e a vida de colegas. Alternativa sombria e de humor corrosivo. Para os que imaginam que Rick Koslowski detesta os quadrinhos e desenhos animados da Disney, ele mesmo confessa: "Compro quadrinhos da Disney para minha filha de sete anos e nós os curtimos juntos. Sou definitivamente um fã, não um crítico''. E conclui: "Acho que Três Dedos tem um pouco de Robert Crumb'', concorda ao ser questionado se foi influenciado pelo "pai” do Gato Fritz.

Três Dedos: Um Escândalo Animado tem formato 21 x 26 cm, 144 páginas, capa colorida e miolo preto e branco. Vale a pena conferir.
---------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Um comentário:

Anônimo disse...

Conheça o Zé Pedágio