29 março 2022

Curiosidade dos quadrinhos (09) Primeiro herói mascarado dos quadrinhos: The Clock

 

The Clock (O Relógio, no Brasil Gongo) foi criado pelo cartunista George Brenner, aparecendo pela primeira vez em duas HQs da revista Comics Magazine: a Funny Pages de sexta edição e a Funny Picture Stories de primeira edição, as duas lançadas em novembro de 1936. Suas primeiras aparições foram em duas páginas, com pouco espaço para desenvolvimento de personagens, a identidade secreta do personagem acabou sendo divulgada como o pouco conhecido Brian O’Brien, um membro de uma organização, um homem rico e de alta sociedade.

 


O personagem pode ser uma “conexão perdida” entre os heróis da polpa e dos quadrinhos. Um hipnotizador com um covil subterrâneo secreto, seu traje minimalista como um mestre do disfarce era um terno e uma máscara de três peças. O The Clock sempre utilizou uma série de dispositivos (incluindo uma bizarra bengala, onde sua cabeça é tão tecnológica se torna um projétil e um pino de diamante que dispara gás lacrimogêneo), e costumava deixar um cartão com um mostrador de relógio e “O relógio bateu”.

 

Em 1940,  The Clock passou a ser editado pela Quality Comics. The Clock é considerado o primeiro herói mascarado dos quadrinhos tendo surgido meses antes do Fantasma, com um detalhe, sua publicação foi nos chamados comics (revista em quadrinhos)  e o FANTASMA era nas strips (tiras publicadas em jornais).

 

Nenhum comentário: