21 março 2022

Curiosidade dos quadrinhos (01) Primeira protagonista dos quadrinhos

 

Bécassine foi considerada a primeira heroína dos quadrinhos e sua imagem se disseminou em filmes, bonecos, desenhos animados, chaveiros e outros. Ela apareceu em 2 de fevereiro de 1905, nas páginas de La Semaine de Suzette, e sua autoria foi durante muito tempo creditada a dois homens, Maurice Languereau e Jean-Pierre Pichon. No entanto, só mais tarde descobriu-se que Bécassine foi criada por uma mulher, a romancista Jacqueline Rivière, primeira editora-chefe de La Semaine de Suzette e desenhada por Joseph Pinchon. Editora-chefe de La Semaine de Suzette, Jacqueline Rivière criou Bécassine para preencher uma brecha deixada na revista devido a um erro cometido por um dos funcionários. Rivière concebeu a personagem e assinou sua HQ de estreia como roteirista. No entanto, logo em seguida Joseph Pinchon assumiu sozinho as HQs de Bécassine, seguido depois por outros artistas, homens, que passam a ser os únicos a receberem os créditos pela criação e produção da personagem. Mesmo obras mais atualizadas sobre a história dos quadrinhos na França ainda omitem o nome de Rivière, dando crédito à criação de Bécassine apenas a Pinchon. Inicialmente a personagem possuía um estereótipo da criada burra que vinha do interior. Como a revista era direcionada às meninas conservadoras de Paris e devido a época em que era publicada isso não foi muito questionado. Seu nome deriva de uma ave migratória de caça e é também uma forma de dizer “tolo” em francês.

 


Em 1913 a personagem ganhou novos contornos, cores e um novo roteirista. Ainda com seu pequeno nariz e sem ter sua boca geralmente desenhada e sempre acompanhada do seu guarda-chuva, Bécassine se tornou uma figura mais simpática e de bom senso. Nas histórias pilotou avião, praticou esportes e até se alistou na Cruz-Vermelha. Sendo admirada por muitos, inclusive os franceses. Desse período até 1950, Bécassine teve 27 volumes sendo que apenas 2 foram desenhados por outro artista que não Pinchon. Após sua morte em 1953, a série continuou nas mãos de outros artistas, como Jean Trubert. A personagem também teve seu momento de crise e só se recuperou após uma cantora francesa (Chantal Goya) dedicar uma música a ela. Intitulada “Bécassine, c’est ma cousine” (Becaasine, ela é minha prima) o hit vendeu mais de três milhões de cópias em 1979.

 


SURGIDA EM 1905, A PERSONAGEM BÉCASSINE ESTÁ NA ORIGEM DA LINHA CLARA, ESTILO DE HQS QUE TEM TINTIN COMO SEU MAIOR REPRESENTANTE

Nenhum comentário: