11 dezembro 2014

Cronologia dos personagens de desenho animado (11)



1966 (EUA ) – Fantasma Espacial (Space Ghost). Mais conhecido atualmente como apresentador de
um talk show no Cartoon Network, Space Ghost teve seus dias de heroismo. Seguindo o sucesso da série de ação Batman no início de 1966, Hanna-Barbera rapidamente contra-atacou com a estreia do seu próprio super-herói. Fred Silverman, diretor de programação da CBS, encomendou a Hanna-Barbera a produção de desenhos de superheróis. Os dois pediram ajuda ao desenhista Alex Toth e ao roteirista Joe Ruby.

Os conceitos e desenhos finais de Space Ghost foram criados por Alex Toth, orientado por Joe Barbera e pelo executivo da CBS Fred Silverman. Space Ghost é um herói interplanetário que combate o crime e retira seus poderes de seu cinturão invisível e raios de seus braceletes. Ele viaja na espaçonave Cruzador Fantasma em companhia dos jovens Jan e Jayce e seu macaco espacial, Blip. O herói tinha a árdua tarefa de proteger a galáxia de raças hostis e sua base de operações no Planeta Fantasma.
 
Toth também criou uma colorida galáxia de vilões (Moltar, Brak e Zorak) para o Space Ghost onde as batalhas são travadas. Os três, via de regra, eram derrotados pelos aparatos do herói, como as pulseiras de força, que eram capazes de disparar raios de todo tipo e torná-lo invisível. O herói trajava um uniforme branco com uma máscara preta a qual nunca retirava. Ele era capaz de voar ou ficar invisível, graça a seu cinto de invisibilidade que lhe dava super força. Em seus pulsos havia dois braceletes com botões que ao ser pressionados emitiam raios com várias funções. O desenho foi apresentado durante duas temporadas na programação das manhãs de sábado na CBS, tendo como complemento o desenho Dino Boy.

Em 1976 a série foi cancelada com 42 episódios, e a rede NBC comprou os direitos de reprisar. A partir de 1981, 22 novos episódios foram produzidos para o programa Space Stars Show. Em 1993, a Cartoon Network planejou estrear um programa de entrevistas cujo apresentador serve Space Ghost. O programa estreou em 1994. No ano seguinte (1995) um novo programa seguindo o mesmo estilo seria produzido, Cartoon Planet, com Space Ghost entrevistando celebridades.


1966 (EUA) – Dino Boy. Saltando de para-quedas de um avião em chamas, um jovem cai numa misteriosa selva cheia de perigos ocultos. A selva é conhecida como Vale Perdido. Quando um tigre de dente de sabre o ataca, ele é salvo por um gigantesco homem das cavernas chamado Ugh, e assim principiam amizade e aventuras de Dino Boy e Ugh.

1966 (EUA) – Frankenstein Jr. Um laboratório, um menino (Bob Conroy), um elevador e um robô. O pequeno cientista ajusta as junções do
gigante homem mecânico (Frankstein Jr), aperta seus parafusos, lubrifica as engrenagens do seu peito, fecha a tampa, coloca a pequena antena na cabeça de lata. Após toda essa sequência aponta seu anel e dispara um raio fazendo com que o robô abra os olhos. Sobe em seu ombro e saem voando em busca de uma nova aventura. O laboratório de pesquisas está localizado em uma montanha. O jovem Bob ativa seu anel que emite um raio de energia para ligar o seu amigo robô, Frankenstein Jr. O Dr. Conroy, um experiente cientista, é o pai de Bob e está sempre ao seu lado monitorando suas ações do laboratório.

Com visual criado por Jerry Eisenberg, Willie Ito e Iwao Takanoto para os estúdios Hanna Barbera, Frankie era um enorme e bondoso robô construído pelo garoto cientista Buz “Bob” Conroy, que controlava o amigão através de um anel magnético. Ficou no ar apenas duas temporadas: 1966 e 1968. Bob Conroy e seu robô amigo, Frank combatiam cientistas alucinados e monstros de dimensões desconhecidas. Saiu do ar por causa das ligas moralistas que tentam censurar os cartoons que abusam da violência.

Nenhum comentário: