10 junho 2021

Há 90 anos nascia João Gilberto

 


No dia 10 de junho de 1931, há 90 anos, nascia João Gilberto, responsável por uma revolução na maneira de cantar e tocar violão que mudou tudo na música brasileira. Cantor, compositor e violonista brasileiro, considerado não apenas um dos maiores gênios da música, mas também o criador no estilo bossa nova. João Gilberto (1931-2019) foi a principal voz do movimento musical brasileiro mais conhecido do mundo e foi revolucionário quase que involuntariamente.

 

Foi, pelo menos no Brasil, o primeiro cantor que não precisou de um vozeirão para cantar. Ele cantava baixinho, como um sussurro, com um violão virtuoso de acompanhamento. A voz de João Gilberto apresenta uma intensidade muito baixa para os padrões dos anos 1950, em que predomina a potência vocal dos cantores do rádio. Seguindo cantores como o trompetista norte-americano Chet Baker e o brasileiro Mário Reis, conhecidos por se aproveitarem da sensibilidade dos microfones elétricos para cantar com baixa intensidade, João Gilberto desenvolve um estilo que lhe permite explorar variados timbres.

 


Além disso, a opção pela "voz pequena" é motivada pela necessidade de igualá-la ao nível pouco potente do violão que deixa de ser mero acompanhante. O instrumento funde-se com o canto em uma relação de complementariedade e interdependência. João Gilberto, como o pai da bossa nova, abriu espaço para outros grandes nomes: Roberto Menescal, Baden Powell, Marcos Valle, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa e muitos outros. A importância de João Gilberto é perfeitamente resumida na frase do pesquisador Zuza Homem de Mello: “Um Quixote lutando para afinar um universo inevitavelmente desafinado”

 

 

Nenhum comentário: