12 julho 2020

ANÍSIO TEIXEIRA: 120 anos de nascimento


Hoje, dia 12 de julho comemora-se os 120 anos de nascimento daquele que é celebrado como o maior dos educadores brasileiros: Anísio Teixeira (1900-1971). Ele foi um importante teórico da educação no Brasil. Foi o principal idealizador das grandes mudanças que ocorreram na educação brasileira no século XX. Fez parte do movimento de renovação do ensino chamado de Escola Nova. Uma das maiores autoridades educacionais da América Latina, estudando a educação como o maior problema político do Brasil. 


Para ele, a educação deve ser ajustada as condições da sociedade, servindo de instrumento para a mudança e progresso. Dedicou-se inteiramente a área da educação, na qual exerceu cargos relevantes. Situou a educação como talvez o maior problema político brasileiro. Entre suas obras, destacam-se Educação Progressiva, A Educação e a Crise Brasileira, Vida e Educação, e Educação não é Privilégio. Ele foi um dos principais pensadores brasileiros do século 20 e deixou um legado de grandeza universal. Sempre acreditou que a educação era o caminho mais seguro para a democracia, e este foi o seu ideal de vida.


Em Salvador, Anísio escolheu um bairro pobre da capital, a Caixa D´Água para implantar o modelo de escola que queria espalhar pelo país: Centro Educacional Carneiro Ribeiro (nome oficial da Escola Parque) que se tornou um novo modelo de educação integral. Anísio foi mentor de duas universidades: a do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, desmembrada pela ditadura de Getúlio Vargas, e a de Brasília, da qual era reitor quando do golpe militar de 1964.

Nenhum comentário: