14 março 2020

120 anos de nascimento de Gilberto Freyre


Neste domingo, dia 15 de março comemora-se os 120 anos de nascimento de um dos mais importantes sociólogos do Brasil, tendo construído uma obra inteiramente dedicada à análise das relações sociais no período colonial brasileiro e como essas relações contribuíram para a formação do povo brasileiro no século XX:



GILBERTO FREYRE


Sociólogo, ensaísta, desenhista, poeta e romancista. Escritor profícuo, Gilberto Freyre (1900 - 1987) deixou mais de 80 livros, reveladores de um intelecto turbulento, de interesses múltiplos (história, literatura, culinária, moda, comportamento). No início da década de 30, as ciências sociais ainda estavam pautadas pelo racismo pseudocientífico que vicejava ao longo do século XIX. Pensadores influentes como Oliveira Vianna sugeriam que o sucesso da civilização brasileira dependia essencialmente da raça branca.


Casa Grande & Senzala (1933) reconfigurou a discussão, conferindo mais importância à cultura do que a rala. E exaltou a mestiçagem como elemento básico da sociedade brasileira (laço até hoje mal assimilado por teóricos do racialismo mais raivoso). Trata-se da primeira obra a reconhecer a contribuição decisiva do negro para a formação da sociedade brasileira, tarefa empreendida priorizando-se os fatores econômicos e sociais, em detrimento dos de clima e raça, segundo as influências recebidas do antropólogo Franz Boas no período em que estuda na Universidade de Colúmbia.


Em Sobrados e Mucambos, o duplo está presente na análise que investiga como a sociedade patriarcal responde à influência europeizante trazida ao Brasil em 1808 pela transferência da corte de dom João VI. Regionalismo e tradição compõem, nesse sentido, outro binômio fundamental para Freyre. Desde uma obra não autoral, como é o caso do Livro do Nordeste, até o Manifesto Regionalista, composto em 1926, mas editado apenas em 1952, o sociólogo propõe que a literatura retrate o homem inserido em seu meio. Com isso, articula relações intensas entre estética e história, lançando as bases para a renovação promovida pelo romance de 30, que procura, de forma madura, retratar a particularidade da cultura brasileira.



* Rompeu tabus, dono de um estilo coloquial que ofendeu alguns de seus primeiros leitores no início da década de 1930.


* Seu projeto o foco no cotidiano, que incluía o estudo de culinária, vestimentas, habitação, corpo, pessoas comuns, objetos modestos e detalhes triviais.


* Nos anos 1920, já expressava preocupação com a devastação das florestas.


* Na década de 1930, promoveu estudos afro-brasileiros.


* Interessava-se por medicina alternativa e escreveu sobre a história do corpo, da sexualidade e até dos cheiros.


* Movia-se com facilidade entre os mundos da "alta" cultura e da cultura "popular".

Nenhum comentário: