17 julho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (101)



2003 (JAPÃO)A VIAGEM DE CHIHIRO, de Hayao Myazaki, ganha o Oscar de Melhor Filmerde Animação. Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim de melhor longa-metragem de animação, A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), começa com Chihiro, uma menina mimada e medrosa, viajando com seus pais para uma casa nova. A família pega o caminho errado e vai parar na entrada de um misterioso túnel. Eles decidem, então, ver o que há no final da passagem.




2003 (EUA)Morre no dia 22 de janeiro, aos 81 anos, o cartunista Bill Mauldin, um dos sujeitos que mais ajudaram a divulgar o cotidiano dos milhões de soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Seus personagens Willie e Joe se tornaram a personificação do soldado cidadão, o civil recrutado para a guerra que enfrenta não o inimigo, mas também tem de lidar com a mesquinharia do próprio Exército.
 
2003 (BRASIL)Com roteiro de Patati, arte final de Allan Alex e desenhos de Solano Lopez, a Ópera Graphica lança o álbum SANGUE BOM onde a trama se desenrola nos morros do Rio de Janeiro onde traficantes e justiceiros se misturam na guerrilha urbana.

2003 (EUA) - WANTED (Procurado) criada por Mark Millar e com a arte de JG Jones, conta a história de Wesley Gibson, um sujeito comum que descobre que é herdeiro de um dos mais poderosos supervilões do planeta, que foi misteriosamente assassinado.

A revelação é seguida de uma proposta: Ele receberá 50 milhões de dólares se conseguir tornar-se tão bom quanto o pai. Para tanto, terá que passar por seis meses de treinamento com outros vilões. E como não há honra entre quem está do outro lado da lei, é bom que aprenda a se defender logo para manter sua fortuna. Mostra os supervilões juntando forças para dar cabo dos super-heróis

2003 (BRASIL)O cartunista Arnaldo Branco cria uma sátira bem brasileira a todos os rótulos do universo dos super-heróis: AS AVENTURAS DO CAPITÃO PRESENÇA, herói maconheiro, malandro e que é visto veiculandoou voandopela orla carioca.

 O personagem foi publicado no blog do autor e teve boa repercussão. A Editora Conrad reuniu os trabalhos num álbum lançado em 2006.

2003 (EUA)O arco de histórias do Batman Hush (Silêncio), de Jeph Loeb e Jim Lee, firma este como um dos melhores desenhistas do personagem na atualidade; Runaways (Fugitivos), de Brian K. Vaughan e Adrian Alphona; 30 Dias de Noite, de Steve Niles e Ben Templesmith; é lançado o crossover LJA e Vingadores, de Kurt Busiek e George Pérez, considerado o melhor encontro entre heróis de diferentes editoras;

2004 (EUA)1602, de Neil Gaiman, Andy Kubert e Richard Isanove, pela Marvel; Pela DC, sai a linha All-Star, em resposta à linha Ultimate da Marvel, onde são apresentadas visões diferenciadas dos heróis clássicos por autores consagrados. Os primeiros títulos são: Superman, de Grant Morrison e Frank Quitely, e Batman e Robin, de Frank Miller e Jim Lee; À Sombra das Torres Ausentes, de Art Spiegelman, uma das primeiras produções artísticas tematizando os atentados de 11 de setembro de 2001; Ultra, dos Luna Brothers (os filipinos Jonathan e Joshua Luna), pela Image; Fábulas, de Bill Willingham e Lan Medina; Ex-Machina, de Brian K. Vaughan e Tony Harris; No Japão, Bleach, de Tite Kubo (Noriaki Kubo), D. Gray-Man, de Katsura Hoshino, e Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata;

2004 (JAPÃO)No dia 13 de janeiro o mangá pornográfico Misshitsu é declarado obsceno.
 
2004 (EUA)CRISE DE IDENTIDADE, a série, começa com um mistério de um estupro brutal seguido de assassinato. As vendas foram para as alturas.

2004 (EUA)Com texto de Kurt Busiek e desenhos de Stuart Immorren, IDENTIDADE SECRETA narra a vida de um rapaz de Kansas chamado Clark Kent. Graças ao seu nome e sua aparência semelhante do personagem, o jovem vive à sombra do mito e desenvolve até aversão a coisas relacionadas ao Homem de Aço.

2005 (EUA)A DC, após uma complicada rede de histórias interligadas, lança a saga CRISE INFINITA, a mais recente tentativa de reformulação de seu universo de super-heróis; Estreia, no cinema, uma revolucionária adaptação de uma HQ para o cinema: Sin City, dirigida por Frank Miller e Robert Rodriguez. O sucesso do filme faz com que Miller, antes avesso a adaptações cinematográficas de suas obras, dedique-se também ao cinema - tanto que ele mesmo dirige, em 2008, a adaptação cinematográfica do Spirit de Will Eisner;


2005 (EUA)O escritor Grant Morrison buscou a essência do personagem, sintetizando o melhor de todas as eras e redefinindo o Homem de Aço para o Século XXI na série ALL-STAR SUPERMAN.
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.


Nenhum comentário: