06 abril 2011

EXU – O Orixá da Comunicação e do Movimento (1)

Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. Èsù é um Orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú,. Algumas cidades onde se cultua o Exu são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta, Ekiti e Lagos.

Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elegbá ou Elegbará, Bará ou Ibará, Alaketu, Agbô, Odara, Akessan, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabo, Yangi, Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos), Iná(reverenciado na cerimônia do padê).


Exu (irmão de Ogum e Oxossi) foi o primeiro filho de Yemanjá e Oxalá. Ele era muito levado e gostava de fazer brincadeiras com todo mundo. Tantas fez que foi expulso de casa. Saiu vagando pelo mundo, e então o país ficou na miséria, assolado por secas e epidemias. O povo consultou Ifá, que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas festas; e ensinou que, para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer primeiro um agrado a Exu. Desde então, Exu recebe oferendas antes de todos os Orixás, mas tem que obedecer aos outros Orixás.


Exu está em todos os locais; é o próprio movimento. É o senhor dos caminhos, da virilidade, do sexo, dos sentidos, da força de viver. Na Umbanda, os falangeiros (Guias representantes) de Exu trazem na frente de seus nomes o próprio nome do Orixá: Exu ou Pomba-gira (que é uma corruptela da palavra congolesa bombogira, que é a representação de Exu em forma feminina). São exemplos de alguns falangeiros (Guias representantes) de Exu na Umbanda: Exu das Sete Encruzilhadas, Exu Pé de Ferro, Exu Veludo, Exu Marabô, ... (Exus Masculinos); Pomba-gira Maria Padilha, Maria Molambo, Maria Quitéria ... (Exus Femininos).


As vezes, pelo fato dos falangeiros (Guias representantes) de Exu utilizarem o seu nome do Orixá, Exu, na frente de seus nomes, pode causar alguma confusão entre os praticantes da Umbanda, pois confundem o guia com o Orixá. Isso já não acontece no Candomblé, pois não existe o trabalho de Guias representantes, só do Orixá e suas qualidades (dijinas).


LIGAÇÃO - Exu é o Orixá de ligação entre os homens e os outros Orixás. Fato este que o coloca muito próximo dos homens, quase como numa cumplicidade ou proteção. É como se ele estivesse sempre em contato constante com os homens, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristezas, ... Por essa intimidade com os homens ele é chamado carinhosamente de Cumpadre. No sincretismo Judaico-Cristão Exu foi associado a imagem de Santo Antônio, mas pejorativamente, por suas características e cores, foi associado também ao Diabo, a Satanás. Essa é uma associação que é, além de injusta, é ignorante, pois Exu é o próprio sentido da vida, da criação, do amor, do bem viver.


Nas palavras de Pierre Verger, Exu "tem um caráter suscetível, violento, irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente", de modo que "os primeiros missionários, espantados com tal conjunto, assimilaram-no ao Diabo e fizeram dele o símbolo de tudo o que é maldade, perversidade, abjeção e ódio, em oposição à bondade, pureza, elevação e amor de Deus" (Verger, 1999: 119).


Príapo e Demônio, as duas qualidades de Exu para os cristãos. Já está lá, nesse texto católico de 1884, o binômio pecaminoso impingido a Exu no seu confronto com o Ocidente: sexo e pecado, luxúria e danação, fornicação e maldade. Nunca mais Exu se livraria da imputação dessa dupla pecha, condenado a ser o orixá mais incompreendido e caluniado do panteão afro-brasileiro, como bem lembraram Roger Bastide, que, na década de 1950, se referiu a Exu como essa "divindade caluniada" (Bastide, 1978: 175), e Juana Elbein dos Santos, praticamente a primeira pesquisadora no Brasil a se interessar pela recuperação dos atributos originais africanos de Exu (Santos, 1976: 130 e segs), atributos que foram no Brasil amplamente encobertos pelas características que lhe foram impostas pelas reinterpretações católicas na formação do modelo sincrético que gabaritou a religião dos orixás no Brasil.

-------------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

3 comentários:

Walter Eudes disse...

Olá caro Gutemberg.

Parabéns pela informação sem preconceito religioso sobre EXU, orixá da comunicação. Que tal você fazer um "post" sobre o seu chará alemão? tem a ver não?...
abraços,

Walter Eudes
comunicador pernambucano

Anônimo disse...

Pomba gira,vira a cabeça de (dcrm) pomba gira vira a cabeça de (dcrm) pomba gira vira a cabeça de (dcrm) Seus Poderes!!! VIRAR A CABEÇA, VIRAR A CABEÇA, VIRAR A CABEÇA...Maria Padilha,rainha do inferno,vá no inferno buscar sete mil diabos,vá no pasto buscar sete mil vacas de leite, para tirar leite, para fazer sete mil queijos para vender. Vá buscar sete mil agulhas virgens para dar sete mil agulhadas no coração de dcrm) Para que ele (dcrm) não tenha sossego nem paz se não me procurar novamente se não falar comigo novamente, manso, que ele só fique pensando em mim (jpftv o dia todo que me ligue mande mensagem que precise me encontrar desesperadamente para ele (dcrm) não ter paz para dormir SEM MIM (
Jpftv) que adormeça pensando em mim. (Dcrm) há de ser atormentado dia e noite, e só pense em mim (jpftv) 24HORAS POR DIA, dia e noite só lembrando do DO MEU JEITO DO MEU CORPO, SONHANDO COMIGO (jpftv todas as noites e ME desejando, sonhando SÓ COISAS GOSTOSAS dos nossos encontros, SO FAÇA ESTÁ ORAÇÃO EM ULTIMO CASO, ISTO É MUITO SERIO.LEMBRANDO das alegrias que vivemos juntos, lembrando do prazer que teve ao fazer amor comigo (jpftv), lembrando e sonhando comigo (jpftv), sentindo o meu cheiro e só lembrando o tempo todo do meu sexo (jpftv), das nossas fantasias sexuais e do prazer ao meu lado (jpftv) Atormente (dcrm todos os dias que ele ficar longe de mim e não DISSER QUE ESTA APAIXONADO POR MIM QUE (dcrm) PENSE EM MIM E QUE ME QUEIRA TODOS OS DIAS SÓ A MIM (jpftv). Ele (dcrm) há de ficar com a minha imagem meu corpo (jpftv) TODOS OS DIAS em sua alma, pensamentos e corpo, vai ME PROCURAR (jpftv) com muita saudade muito desejo muito tesão. Enquanto isso não acontecer (dcrm), não vai se divertir, nem fazer amor com OUTRA MULHER pois só pensará em mim (jpftv)QUE SEU PENSAMENTO SEJA CONSTANTE EM MIM (jpftv). SÓ VAI DESEJAR ESTAR COMIGO (jpftv). (Dcrm) SÓ VAI CONSEGUIR PENSAR EM MIM. (Jpftv VAI DESEJAR, FAZER AMOR E TER TESÃO E PRAZER SÓ VAI GOZAR GOSTOSO COMIGO (jpftv) COMO NUNCA GOZOU COM NENHUMA outra pessoa. Que ele (dcrm NÃO TENHA PAZ, QUE ELE (dcrm) não terá sossego enquanto não ME PROCURAR NOVAMENTE E dizer que me quer como seu marido E como seu amor; afaste de (dcrm sempre de todas as mulheres disponíveis. (Dcrm APARTIR DESTE DIA DESTE MOMENTO TU VAIS SER MEU HOMEM, MARIA PADILHA rainha do inferno COM TODO TEU PODER FAZ COM que (dcrm) NAO SEJA FELIZ LONGE DE MIM (jpftv. QUE ELE (dcrm) NÃO SE INTERESSE POR OUTRA PESSOA, QUE NÃO SEJA EU (jpftv). TU (dcrm) estás SENDO atormentado com os poderes de quarenta e dois mil diabos, atenda agora e já, o meu pedido. AMARRE (dcrm PRA MIM (jpftv) MARIA PADILHA, rainha do inferno,com todo o teu poder FAÇA E ELE ME PROCURAR HOJE SEM FALTA QUE ME MANDE MENSAGEM me ligue agora VARIAS VEZES QUE ELE COMEÇE A ME AMAR MAIS AINDA E QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM (jpftv) E espero! Que continue me ajudando LEVANDO todas as MULHERES PRINCIPALMENTE aquelas que ficam dando confiança para ele para bem longe DE (dcrm) Urgente E DEFINITIVAMENTE PARA SEMPRE LONGE DELAS E NUNCA MAIS VÃO SE INTERESAR POR ELE E NEM (dcrm) ELE POR ELAS. Faça ele (dcrm) apareça para sempre na MINHA vida (jpftv). MARIA PADILHA RAINHA DO INFERNO FAZ ELE SOFRER MUITO DE SAUDADE DE MIM F AZ ELE ME AMAR PRA SEMPRE. ELE (dcrm)VAI VIR APAIXONADO POR MIM (jpftv) O MAS RAPIDO POSSIVEL.COM MUITO DESEJO E TESÃO SO POR MIM (jpftv) E NAO VAI MAIS ME FAZER SOFRER POR ELE. QUERO QUE ELE ME PROCURE TODOS OS DIAS TRANSFORME SUA VIDA DE MODO QUE NAO consiga ficar um dia sequer sem falar comigo faça ELE ME AMAR FAÇA ELE SENTIR POR MIM (jpftv) TODO O DESEJO QUE SINTO POR ELE E QUE SOFRA POR MIM COMO ESTOU SOFRENDO POR ELE. Obrigada Maria Padilha. Muito obrigada.Confio nos seus poderes e acredito que vou alcançar os meus desejos, assim sendo publicarei o teu nome em agradecimento PRECISO DE UM SINAL HOJE PRA EU SABER QUE VC MINHA RAINHA ESTA ME AJUDANDO PRA CONTINUAR PUBLICANDO ESSA ORAÇAO PODEROSA COM TEU NOME MINHA RAINHA OBRIGADA PORQUE SEI QUE JA FUI ATENDIDA.OBRIGADA!

Anônimo disse...

Vai minha Rosa Vermelha, minha cigana linda, sopra nos ouvidos de (DCRM meu nome (JPFTV

Caminha nas estradas que ele(a) caminhar, esteja junto dele(a) nas sete estradas da vida, nos sete caminhos, e que em nenhum caminho que ele(a) andar consiga se livrar da minha presença.


Envolve (DCRM) com a sua beleza, com a sua força e com a sua magia. Que a sua presença ao lado de (DCRM seja como um jardim florido e que a sua rosa vermelha exale um perfume encantador que hipnotize-o(a), seduzindo-o(a) e fazendo-o(a) se lembrar de mim, pois o meu nome (JPFTV), tu soprarás no ouvido dele(a), até que todas as forças dele(a) sejam vencidas e que ele(a) venha até mim.


Que o seu punhal corte todas as amarras que possam estar impedindo (DCRM) de caminhar até a minha presença.


Que a lua que clareia a noite, as nossas mentes e as nossas magias, possa se esconder no céu quando for necessário e escureça as vistas de (DCRM para as outras mulheres (ou para os outros homens), para que ele(a) não veja encanto e beleza nelas(es), só em mim, e que me deseje muito.

Que o seu leque mova os 4 ventos e afugente tudo o que possa estar a volta de (DCRM) que o impeça de chegar até a minha presença.


Que o sol seja para (DCRM) um balsamo quente e renovador como serão nossas noites de sexo e amor.


Que ao lembrar destes momentos, ele(a) sinta vontade de me procurar, e não resista. Que a fogueira do povo cigano possa servir de cumplice para as noites de luar e que tu, minha cigana, baile a volta de (DCRM), vencendo todas as forças dele(a) e encantando-o(a) com a magia de sua saia.

Que a sua voz aos ouvidos de (DCRM) seja como um violino encantado dos ciganos que traz a noite, que o prenda com os sete nós de sua saia e que todos os caminhos que ele(a) possa percorrer o(a) traga até mim.


E, por fim, minha cigana, crave seu punhal e seu olhar definitivamente no coração e nos olhos de (DCRM), para que, como minha guia e guardiã, possa vencer ele(a) no amor com a sua magia.

Que sua rosa vermelha exale para ele(a) o fogo da paixão que encanta, seduz e abranda qualquer problema. Que ele(a) me procure (JPFTV logo, como quem tem sede que procura um oasis no deserto.


Que a lua cheia desta noite fortaleça seu encanto e sua magia e que tu me traga respostas. Vai, minha Rosa Vermelha, minha cigana, gira e traga-o(a) para mim o mais rápido possível, cheio(a) de amor e tesão.

Assim seja, assim será, assim está feito e não poderá mais ser desmanchado. Amém!