03 março 2011

Música & Poesia (para esses dias de folia)

Prosoema Pra Ocê Ará (Timbalada)


Eu não vivo a tomar banho no rio grande do norte

Nem a tomar banho no rio grande do sul

Porque

Só vou ao rio, de janeiro em janeiro!

Prá quê

Ficar com esse sabor acre das agonias brasileiras

Estrangeiras catastróficas universais?

Eletronizar a cabeça a ser jipe? O Colombya ja está

De volta à terra!


Eu sou como aqueles que ama zona!

Ama pácas!

Das histórias brasileiras,a própria história

Alagou-as

Ir para o mar....Ah!Nhão!

Mar tem boca de fome!

Eu sou como os matutos do norte do Rio Macuco da

minha terra:

Quando pescam à noite gritam de suas canoas:

"Tem piaui...?

Baixinho para o peixe não ouvir!

Quando pescam alguém doente na roça, botam na

Macapá! Chega

Na cidade:Quem manda a procissão parar? Pará?

Respondem ríspidos aos coronéis

E não tem mato grosso do norte nem do sul

Quem respeitem os facões-hora!Mas não são gulosos!

Fazer feito aqueles que comeram em pedaços o

Quadro de Goya, às pintor espanhol? Dizendo

A todo mundo que eram tabletes de chocolate

Chocolate conhecemos nós: Buerarema e itabuna,

Respectivamente princesa e rainha do cacau!

Eu juro por São Paulo, Santa Catarina e o

Divino Espírito Santo

Que não me interessa ser tão rico de possuir as

Minas Gerais!

Eu prefiro arriar este barco de idéias em qualquer

Porto Seguro

Acordar num belo horizonte ter nascido numa baía

E pensar mais sobre o povo porque dele eu nasci!

Eu conheço aquele buco-buco!

Se ficou faltando algum estado o meu está de graça!


Mas a culpa foi do território do Coronel

Fernando de Noronha

Que entrou nesse prosoema prá ocê ará!

Mar tem boca de fome!


Padecemos nós, Padre Cícero, Jesus Cristo, Lampião.

Padecemos nós, estudante e povo, Padre Cícero, Jesus Cristo, Lampião.


Pá!Quando resolvemos parar de padecer, nesse país de pândegas

Paralelos,

Paralelopípedos,

Verde e amarelo

Pé de cabra,

Pé de coelho,

Pé de saci,

Pé no chão.

Quando os eleitos viram a cara,

Viram o tempo.


Pé no chão!

E,a gente vai votar com a cara virada

Pensando que sabe de quase tudo ou de quase nada,

Pé no chão!

Para ser feliz,

Nesse imenso e belo país

Pé no chão!Pé no chão!Pé no chão!

Pé no chão!

Mar tem boca de fome!


Quero ser tambor (José Craveirinha)


Tambor está velho de gritar

ó velho Deus dos homens

deixa-me ser tambor

só tambor gritando na noite quente dos trópicos.

E nem a flor nascida no mato do desespero.

Nem rio correndo para o mar do desespero.

Nem zagaia temperada no lume vivo do desespero.

Nem mesmo poesia forjada na dor rubra do desespero.

Nem nada!

Só tambor velho de gritar na lua cheia da minha terra.

Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra.

Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra.

Eu!

Só tambor rebentando o silêncio amargo da Mafalala.

Só tambor velho de sangrar no batuque do meu povo.

Só tambor perdido na escuridão da noite perdida.

Ó velho Deus dos homens

eu quero ser tambor.

E nem rio

e nem flor

e nem zagaia por enquanto

e nem mesmo poesia.

Só tambor ecoando a canção da força e da vida

só tambor noite e dia

dia e noite tambor

até à consumação da grande festa do batuque!

Oh, velho Deus dos homens

deixa-me ser tambor

só tambor!


-------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: