28 junho 2021

A vida começou na água

 

Foi na água que tudo começou. A vida surgiu com organismos simples na água. As descargas elétricas e os raios ultravioletas criaram reações químicas com os gases, criando moléculas essenciais a vida, como aminoácidos. Esses aminoácidos começaram a se unir, formando proteínas. Tudo isso na água. E essas proteínas também teriam se unido, formando os chamados coacervados. Com o tempo esses coacervados desenvolveram uma camada externa que as protegia e ainda controlava a entrada e saída de substâncias. Era uma membrana. Com o passar do tempo, esses corpos começaram a se juntar, formando células. Essas células, somente unicelulares (com uma única célula), eram autótrofas, ou seja, não precisavam ir atrás de alimento, já que "produziam" o próprio alimento, talvez através da fotossíntese.

 


Esse processo de fotossíntese começou a limpar a Terra. Trilhões de bactérias absorvendo os gases nocivos da atmosfera e liberando oxigênio ao mesmo tempo. As células sentiam necessidade de se aglomerar. E assim surgiram os seres pluricelulares (compostos por mais de uma célula). Esses corpos ainda viviam em grandes colônias na água. Porém a atmosfera lá fora estava ficando boa. As células começaram a formar corpos muito mais complexos. Extremamente complexos. Eram os seres vivos como podemos imaginar hoje em dia, como poríferos (esponjas do mar) e cnidários (águas-vivas), por exemplo. E o tempo foi passando. Surgiram os artrópodes (como caranguejos e siris), os primeiros peixes e seres quase-anfíbios. Depois os reptis. Se tornaram quadrupede e ganharam mais espaço, até o sapiens.

 

Todo ser vivo surgiu da água, do oceano. Assim, há 600 milhões de anos o rio da vida abandonou a monotonia unicelular e deu origem aos primeiros seres formados por agrupamentos rudimentares de várias células. A competição por nutrientes e condições físicas favoráveis fez com que essas formas de vida multicelulares aumentassem rapidamente de complexidade, dando origem a animais e vegetais que deixaram os mares e se estabeleceram em terra firme.

 


No início do processo evolutivo, existíamos em meio aos oceanos. Carregamos o oceano dentro de nós. Nossas veias espalham as marés. A composição de nosso sangue continua sendo basicamente de água salgada. E necessitamos de solução salina para lavar os olhos e, ao longo dos séculos, a vagina feminina tem sido descrita como possuindo odor semelhante ao de peixe.

 


O discípulo de Freud, Sandor Ferenczir, foi ousado o suficiente para declarar, em sua obra Thalassa: A Theory or Genitality, que os homens só faziam amor com as mulheres porque seus interiores cheiravam a salmoura de arenque e, com o ato, os homens estariam tentando voltar ao oceano primordial – “sem a menor dúvida, uma das teorias mais fantásticas sobre o assunto. Não somente devemos nosso olfato e paladar ao oceano, mas temos o cheiro e o gosto do oceano”, disse Diane Ackerman em sua obra História Natural dos Sentidos.

 

Em uma de suas citações mais conhecidas, o filósofo Heráclito diz que “não se poderia penetrar duas vezes no mesmo rio”. Ele estendeu essa ideia desde a Natureza até o comportamento humano, sempre enfatizando a importância da tensão e complementariedade entre opostos como força motriz por trás do dinamismo do mundo à nossa volta.

 


“Nada do que foi será/De novo do jeito que já foi um dia/Tudo passa/Tudo sempre passará//A vida vem em ondas/Como um mar/Num indo e vindo infinito//Tudo que se vê não é/Igual ao que a gente/Viu há um segundo/Tudo muda o tempo todo/No mundo//Não adianta fugir/Nem mentir/Pra si mesmo agora/Há tanta vida lá fora/Aqui dentro sempre/Como uma onda no mar/Como uma onda no mar/Como uma onda no mar//Nada do que foi será/De novo do jeito/Que já foi um dia/Tudo passa/Tudo sempre passará//A vida vem em ondas/Como um mar/Num indo e vindo infinito//Tudo que se vê não é/Igual ao que a gente/Viu há um segundo/Tudo muda o tempo todo/No mundo//Não adianta fugir/Nem mentir pra si mesmo agora/Há tanta vida lá fora/Aqui dentro sempre//Como uma onda no mar/Como uma onda no mar/Como uma onda no mar/Como uma onda no mar/Como uma onda no mar” (Como uma onda, Lulu Santos)

Nenhum comentário: