31 dezembro 2021

Ano de Yemanjá

 

O ano de 2022 tem início neste sábado, o dia de Yemanjá. Segundo os astrólogos chineses, o ano é do Tigre. Entre nós é da rainha das águas. É a dona das águas, esposa de Oxalá, mãe de todos os orixás. Veste azul, suas contas são transparentes. Pedras e conchas são seus símbolos. Seu dia é sábado e usa abebé prateado. Ebó de milho branco com azeite e cebola também é de seu agrado. No sincretismo afro-católico corresponde a Nossa Senhora da Conceição. Sua saudação é Odoiá!.

 


Deusa das águas, mares e oceanos, esposa de Oxalá e mãe de todos os Orixás, é a manifestação da procriação, da restauração, das emoções e símbolo da fecundidade. Yemanjá: Ye-Omo-Yá_mãe de todos os peixes, que são seus filhos e estão contidos em suas estranhas de água. Está associada ao poder genitor, a interioridade, aos filhos contidos em si mesma. Seu adedé (leque) simboliza a cabeça mestra. Ela é muito bonita, vaidosa e dança com o obebé (espelhinho) e pulseiras.

 

Na Nigéria ela é patrona da sociedade Geledes, sociedade feminina ligada ao culto das Yamis, as feiticeiras. No Rio de Janeiro, Santos e Porto Alegre, o culto a Yemanjá é muito intenso durante a última noite do ano, quando centenas de milhares de adeptos vão, cerca de meia noite, acender velas ao longo das praias e jogar flores e presentes no mar. No dia 02 de fevereiro a festa é nas águas de Salvador. Em 2022, Yemanjá e Exu caminharão juntos para aliar a esperança à motivação no intuito de trazer mais proatividade na luta diária.

 


Maria Bethânia é filha de Iansã, a rainha dos raios e dos ventos. Ela é a menina de Oyá, e também filha de Ogum e Oxóssi. Candomblecista, a abelha rainha canta sobre sua fé em diversas músicas de sua obra. Iemanjá não ficaria de fora: “Yemanja Rainha do Mar” é de composição de Pedro Amorim e Sophia De Mello Breyner: Quanto nome tem a Rainha do Mar?/Quanto nome tem a Rainha do Mar?/Dandalunda, Janaína/Marabô, Princesa de Aiocá/Inaê, Sereia, Mucunã/Maria, Dona Iemanjá..”. Na canção de Dinoel, Vicente Mattos, Arlindo Velloso, Marisa Monte interpreta alguns dos nomes pelos quais Iemanjá é conhecida: “Oguntê, Marabô/Caiala e Sobá/Oloxum, Ynaê/Janaina e Yemanjá/São rainhas do mar”.

 

“O mar serenou quando ela pisou na areia/Quem samba na beira do mar é sereia“, canta Clara Nunes na faixa “O Mar Serenou”. Filha de Ogum e Iansã (orixás do ferro e dos ventos e raios, respectivamente), a artista em diversas ocasiões cantou sobre Iemanjá.  Dorival Caymmi, o “Buda Nagô“, em seu terceiro disco, de 1957, “Caymmi e o Mar“, ele lançou “Dois de Fevereiro” e outras canções em homenagem à Iemanjá e ao mar: “Dia dois de fevereiro/Dia de festa no mar/Eu quero ser o primeiro/Pra salvar Yemanjá”.

 

Nenhum comentário: