06 outubro 2020

Conceição, a garota de cabelos de fogo 02

ESCONDE-ESCONDE - Uma criança fica com os olhos fechados contando até o número que a turma decidir enquanto todos os outros se escondem. Quando acaba a contagem, ela sai à procura dos amigos. Ao encontrar algum, deve encostar nele e voltar correndo para o lugar da contagem. Se conseguir chegar lá antes do amigo encontrado, ele é quem deverá contar e encontrar os amigos na próxima rodada; se o amigo chegar antes, a criança deve procurar outra pessoa escondida e tentar mais uma vez – ou duas, ou três, ou quantas forem necessárias.

 

ESTÁTUA - Coloque uma música e quando a música parar, todo mundo tem que ficar paradinho, igual à uma estátua. Não vale mexer, hein?

 

BOCA DE FORNO - Brincam um mestre e os demais participantes. O diálogo é assim:

MESTRE: Boca de forno

DEMAIS: Forno é

MESTRE: Vão fazer tudo que o mestre mandar?

DEMAIS: Vamos!

MESTRE: E se não fizer?

DEMAIS: Leva bolo

 

Aí, o mestre manda os participantes buscarem algo. Quem trouxer primeiro, será o novo mestre, os demais, levarão palmadas. E assim por diante.

 


DANÇA DA CADEIRA - Colocam-se cadeiras em círculo, cada participante senta-se, sendo que uma criança é destacada para dirigir o jogo, este deve estar vendado. O dirigente da brincadeira grita: já! Todos levantam e andam em roda das cadeiras. O dirigente retira uma cadeira. À voz de já!, todos procuram sentar. Quem ficar sem lugar comandará a nova volta. Assim, as cadeiras vão sendo retiradas e o grupo vai diminuindo. Será o vencedor aquele que conseguir sentar na cadeira no último comando.

 

GATO COMEU - Pegar na mão da criança com a palma para cima e ir tocando cada dedinho, começando pelo dedo mínimo:

 

Dedo Mindinho,

Seu vizinho,

Pai de todos,

Fura-bolo,

Cata-piolho

(Apontando para a palma da mão da criança)

Cadê o toucinho que estava aqui?

Criança responde: O gato comeu!

 

Imitando um rato, adulto caminha com dos dedinhos pelo braço da criança até o pescoço, fazendo cosquinhas

 


SEU LOBO - Um jogador é escolhido para ser o lobo e se esconde. Os demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam:

 

Vamos passear na floresta,

enquanto o seu lobo não vem,

tá pronto, seu lobo?

 

O seu lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar. Então os demais participantes se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes. A brincadeira se repete até que, numa dada vez, seu lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás dos outros. Quem for pego, passa a ser o novo seu lobo.

 




Essas são algumas das brincadeiras da Conceição para alegrar a criançada. Mas agora tá todo mundo em casa por causa de um vírus que se espalhou pelo mundo.

 

Esse vírus, por ser tão pequenininho, pode ser transmitido pelo ar, através da tosse ou espirro, sem a gente perceber. Se a gente abraçar, der as mãos ou beijar uma pessoa que esteja com o vírus, pode se infectar também. Ele ainda pode ser transmitido se a gente encostar as mãos em algum objeto que esteja contaminado, como telefone, corrimão de escadas, maçaneta de porta e botão de elevador e depois colocar as mãos nos olhos, na boca ou no nariz

 

O coronavírus gosta de viver no corpo humano e pode passar de uma pessoa para outra. Isso quer dizer que ele é contagioso. Esse vírus causa uma doença. A gente fica com tosse e febre e, às vezes, com dificuldade de respirar quando está doente.

 

A única forma de se proteger desse bichinho é ter alguns cuidados:

 

Lave as mãos com água e sabão sempre, sempre, sempre. Várias vezes por dia… Tem

que esfregar entre os dedinhos, lavar na parte de cima, na parte de baixo, as unhas e os

pulsos…

 

Mãos sujas na boca, no olho ou no nariz? Nem pensar! Não deixe que esse vírus entre

no seu corpinho de jeito nenhum, tá?

 

O álcool em gel também é muito bom para deixar as nossas mãos sempre limpinhas.

Peça a ajuda de um adulto antes de usar.

 

O álcool em gel também é muito bom para deixar as nossas mãos sempre limpinhas.

Peça a ajuda de um adulto antes de usar.

 

Use a máscara sempre que precisar sair de casa.

 

O melhor a fazer neste momento é ficar em casa. Invente brincadeiras, desenhe bastante, faça receitas deliciosas, leia historinhas, pule e dance muito. Existem mil maneiras de se divertir!

 

Assim, Conceição, a menina do cabelo de fogo, vive espalhando alegria em todo lugar que passa!.

 

 

 

 

Nenhum comentário: