19 julho 2020

Há 110 anos nascia NICO ROSSO


Neste domingo, 19 de julho, comemora-se os 110 anos de nascimento de Nico Rosso. Desenhista de histórias em quadrinhos, professor e publicitário ítalo-brasileiro, Nico Rosso (19 de julho de 1910 a 01 de outubro de 1981). Trabalhando em todas as modalidades das artes gráficas, considerado um destacado profissional em seu país, Itália, antes de transferir-se para o Brasil em 1947, a convite da Editora Brasilgráfica. No mesmo ano, assumiu o departamento de artes da editora. Em 1948, fez diversas ilustrações de capas e histórias para a publicação do quinzenário O Jornalzinho, da Pia Sociedade San Paolo. Neste jornal, criou vários personagens como: Léo, o Destemido e Capitão Brasil.


Iniciou sua carreira autônoma como ilustrador, capista e quadrinista, colaborando com inúmeras editoras e trabalhando em quase todos os gêneros de quadrinhos, como de histórias, infantil, humor, terror, entre outros. Trabalhou também na Escola Panamericana de Artes, sendo integrante do corpo docente fundador da instituição. Um dos primeiros trabalhos de Rosso no Brasil foi feito para a Gazeta Juvenil, suplemento infantil do jornal A Gazeta. Mais conhecida como A Gazetinha.

Ele teve uma importante contribuição como ilustrador de revistas de terror e humor. Ilustrou famosas revistas de terror, como a Revista Terrir, Revista Estranho Mundo de Zé do Caixão, Contos de Terror e Targo, bem como trabalhos de humor como a quadrinização de Chico Anísio na revista Era Xixo um Astronauta?, Drácula, Naiara. Fez ilustrações e histórias em quadrinhos para as editoras Saraiva, Melhoramentos, EBAL, Continental, La Selva, Taika, Edrel, Editormex, Abril, Minami e Cunha, etc. Canhoto de nascença, desenvolveu habilidades de ambidestrismo durante sua vida profissional, fato este que, mais tarde, permitiu-lhe retomar o desenho no pontilhismo.

Um comentário:

Unknown disse...

genios da arte como nico rosso são eternos. eximio artista q nos deixou ha quase 40 anos.