Hoje, 13 de julho é
comemorado o Dia Mundial do Rock. Esta data é uma homenagem ao estilo musical
do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da
juventude na segunda metade do século XX.
Primeiro foi o grito
negro que cortou os céus americanos. O negro veio para a América como escravo.
Seu grito era o reconhecimento do ambiente novo e hostil que o cercava. Em
seguida o grito ia se alterando, assumindo novas formas. A única tábua de
salvação era sua musicalidade. Seu lamento se transformou em grito. E o grito
ia se alterando, assumindo novas formas Servia de suporte às canções de
trabalho e às cantigas de escárnio, aos cânticos religiosos, a spirituals,
gospel songs, e às canções de menestréis. Dessa forma, com música, o trabalho
tornava-se menos pesado. A mão de obra negra, desde os tempos da escravidão, se
refugiava na música (os blues) e na dança para dar vazão, pelo corpo, ao
protesto que as vias convencionais não permitiam.
O rock and roll nasceu
praticamente da fusão do rhythm & blues (velho blues rural em roupagem
urbana) com o country & western). O country era a música rural do “branco
pobre” dos EUA e o western a música dos cowboys do Oeste. Assim, houve o
encontro de duas grandes correntes populares americanas: a branca e a negra.
Uma mistura do velho blues rural, o rhythm & blues urbano, o country
(música das zonas rurais brancols), o western (música dos vaqueiros do Oeste) e
a tradição folclórica tanto negra (work songs, spirituals, gospels,etc) como
branca, de origens americanas ou europeias.
Assim, Elvis Presley
juntou o rhythm and blues ao contry and western. Chuck Berry, o blues com o
country. Billy Halley, o boogie, o
rhythm and blues e o country, e assim por diante. O resultado foi chamado de
rock´n´roll.
Muita gente deve estar
perguntando: porque a música europeia se misturou facilmente com a música da
África Ocidental? Porque elas são parecidas. Em tempos antigos, a Europa e a
África eram ligadas (por parte do mesmo continente) segundo os arqueólogos.
Ambos, músicas europeia e africana, usam a escala diatônica (notas brancas no
teclado do piano) e empregam em suas canções uma certa quantidade de harmonia.
Em fins de 1950, nos
Estados Unidos, a chamada “geração silenciosa”, marcada pelo fim da Segunda
Guerra Mundial, viu-se frente a um ritmo até então desconhecido, derivado da
sonoridade de um povo marginalizado. O grito e o blues eram afirmações da
individualidade do negro. Quando Elvis Presley juntou as duas correntes (o
rhythm and blues e o country and western) o produto final, o rock and roll,
surgiu carregado de ritmo negro e blue notes. E a voz humana ressurge, depois
de um longo silêncio. O rock surgiu como o grito de revolta de uma nova
geração.
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