05 setembro 2019

Centenário de nascimento do caricaturista Sinézio Alves


Neste 2019 comemora-se o centenário de nascimento de um dos mais completos criadores populares da Bahia, ficando conhecido desde os tempos das silhuetas cortadas, recortadas e picotadas das concorridas Feiras de Amostras da década de 1940 até as suas caricaturas políticas que, quando censuradas pelos feitores do Estado Novo, corria de mão em mão, de casa em casa, no trânsito mágico da liberdade.



Estamos falando de Sinézio Alves que viveu do desenho. Quando a caricatura estava em moda ele caricaturava as personalidades do mundo político, social e empresarial da Bahia. Quando o desenho caricatural começava a declinar, ele enveredou para a escultura, pintura, decoração, sem desprezar a caricatura, que lhe trouxe glória, pancadaria e empurrões.




Levou incontáveis carreirões de jagunços de políticos em campanhas, de empregados de empresas que sofriam as demolidoras críticas explicitadas nas linhas sinuosas e picarescas dos seus desenhos, de administradores envolvidos em corrupção e até de falsos pais de santo.



Como caricaturista, incomodou interventores, governadores, prefeitos, os figurões da política e da sociedade. Mas também reverenciou com sutil ironia, poetas, pintores, cordelistas e romancistas. A irreverência de seu traço percorreu os jornais baianos A Tarde, Diário da Bahia, Diário de Noticias, O Imparcial, A Crítica e a Fôia dos Rocêro. Amigo do escritor da literatura de cordel Cuíca de Santo Amaro, para quem fez milhares de ilustrações, Sinézio Alves conheceu diversos poetas, passando a ser o desenhista das capas dos folhetos.




Sinézio Alves de Jesus nasceu em Caldas de Cipó em 1919. Muito cedo veio residir em Salvador e foi fazendo esculturas de areia na praia do Rio Vermelho que ele percebeu, quanto tinha sete para oito ano, que possuía habilidade para desenho. A certeza veio em uma escola pública na Fazenda Grande (Garcia). Mas foi fazendo esculturas na praia que Sinézio tornou-se conhecido, ao ter seu trabalho registrado pelo fotógrafo Oscar Carvalho do jornal O Imparcial.



Publicada a reportagem, Sinézio foi apresentado ao artista plástico Presciliano Silva que gostou de seu trabalho e o convidou a visitar a Escola de Belas Artes que, na época, não tinha vínculos com a universidade. O mestre Presciliano Silva era admirador do seu traço e previu, com sabedoria, a longa e vitoriosa carreira do artista.




Com atuação em quase todas as áreas, Sinézio Alves foi pintor, escultor, caricaturista e cenógrafo. Gritar contra as injustiças, as trapaças e as falcatruas foi sua bandeira. Sofrendo os rigores da censura do Estado Novo, aprendera a adotar subterfúgios para driblá-la. Como caricaturista, incomodou interventores, governadores, prefeitos, os figurões da política e da sociedade. Mas também reverenciou, com sutil ironia, poetas, pintores, cordelistas e romancistas. A irreverência de seu traço percorreu os jornais baianos A Tarde, Diário da Bahia, Diário de Notícias, O Imparcial, A Crítica e a Fôia dos Rocêro. Seu nome também está ligado ao carnaval, tendo sido o criador do Galo Vermelho, além de vencer diversos concursos de decoração carnavalescas de vários clubes. Essas informações estão contidas no meu livro Humor Gráfico da Bahia: O Traço dos Mestres, lançado em 1993.






4 comentários:

Anne Moreira Alves disse...

Muito Obrigada por fazer essa homenagem ele merecia muito. Me chamo Anne Alves sou neta de Sinézio Alves e fiquei muito feliz por alguém lembrar desse homem talentoso que foi meu avô. Que Deus te abençoe!

Anne moreira alves disse...

Gostaria de saber também se você tem mais informações e fotos dos trabalhos dele? Meu e-mail é annemoreira.adv@outlook.com

Anônimo disse...

UM QUERIDO CONTERRANEO DA CIDADE DE CIPÓ. SOBRETUDO PELA GENEROSIDADE E ÉTICA COM QUE SEMPRE MANTEVE A VIFA E O TRABALHO ! QUANDO DA SEMANA DE CULTURA REALIZADA AQUI, EM 1985 POR VARIAS VEZES NOS VISITAVA """VENHO PARA APOIAR E APLAUDIR "" E FOI SEMPRE ASSIM. NO BALNEARIO DE CIPÓ ESXISTE UMA GRAVURA FEITA EM CIMENTO QUE MEDE CERCA DE 20 METROS E EXALTA AS ÁGUAS E O ARTESANATO LOCAL ! UM LIVRO PUBLICADO SOBRE ESTES ARTISTAS BAIANOS MERECEM ESTAR NAS MÃOS DE TODOS QUE RECONHECEM A OBRA E PRECISAM SABER UM POUCO MAIS DESTES ARTISTAS " PARABENS !

RANIERI CAETANO É POETA E MORA EM CIPO-BA

Sandra Lucia disse...

Meu tio Avô,era irmão da minha vozinha Odete Alves de Novaes, lembro muito dele, ia muito commeus irmãos e minha mãe para visitar ele.