10 novembro 2010

Área 71, HQ independente da Bahia

Tendo como parceiros o Museu de Arte Contemporânea e o NHQ Núcleo de Quadrinhos, já circula pela cidade pelo selo HQ Independente da Bahia a revista Área 71, “o reduto de 19 artistas secretos, lotados numa região invisível da Cidade Baixa soteropolitana. O título do coletivo é uma corruptela da famosa Área 51, zona militar norte americana onde se acreditava haver alienígenas, onde foi inserido o 71 em referência ao DDD de Salvador e região metropolitana”, informam logo na abertura da publicação.


Trata-se de uma coletânea de HQs curtas feitas por autores baianos. As narrativas gráficas abrangem diferentes gêneros como humor, aventura, ficção científica e terror. Abrindo as páginas, “Paradoxo do Inconsciente” dá logo o seu recado. Os alienígenas estão aqui há muito tempo. O roteiro é de Marcos Franco, arte de Hélcio Rogério e letras de Jefferson Santos. “Instintos Cruzados” de Val Olliver e Haeckel Almeida (roteiro) e Val Olliver (arte) mostra a questão da caça e do caçador. “Astro”, de Hector Salas apresenta em uma página o homem em busca de novas vidas, mesmo que para isso os destrua (sabendo ou não).


“Vingança: a nova lei” de Fabrício Campos exibe a violência atual como parte de uma uma nova forma de vida. “Patrícia Carla: os 300 espertos” de André Leal mostra o que os garotos corriam tanto (o que eles buscavam). “Uma História de Muitas Cidades” de André Leal (arte) e Marcelo Lima (roteiro) é o microcosmo das cidades, sua gente e tudo o que circunda. “Xaxado” de Antonio Cedraz mostra o cotidiano de um garoto sertanejo. “Labuta” de Betonnasi apresenta a desagradável surpresa de um pequeno inseto. “Predadores” de V.B.Felipe (roteiro), Rodrigo Vinicius (desenho e arte final) e Jefferson Loureiro (letra) traz o contínum dessa espécie. “O Chamado do Dever” de Ulisses Almeida é a ideologia da nação poderosa que deseja sempre ter seu filho à sua disposição. “Eulália” de Hector Salas (história) e Ricardo Cidade (desenhos) é o cotidiano de uma vizinha e seu cachorro.


“O filho do Sétimo Plano-Eta” de Fabrício Campos é o poder que se esconde em cada um de nós. E no final, a arte de Iaina Estrela, “Wind on Ballons”. A revista teve apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e apoio do Acarajé da Dinda e da RV Cultura e Arte. Contato com o grupo: www.area71.com.br


Kuei e a Senhora de Sárvár


Escrita por Marcelo Lima e desenhada por Joel Santos, Kuei e a Senhora de Sárvár é uma revista em quadrinhos para os que gostam de histórias de vampiros. Hoje o assunto está na moda, seja em literatura, cinema, música, RPGs e games. O roteiro é consistente e os desenhos, estilo mangá, dá o tom da narrativa de um vampiro nascido em outro plano de existência e está na Terra em busca de informações sobre o que restou dos vampiros de nosso mundo. E é nessa Terra do futuro que fadas, gárgulas, duendes, youkais e outros povoam a missão misteriosa de Kuei. Com formato A5 (14,8X21cm), capa colorida, miolo em preto e branco, 48 páginas, a revista Kuei está na praça pelo preço de R$3,00. A publicação teve o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia e apoio financeiro da prefeitura de Feira de Santana. Os interessados podem adquirir na RV Cultura e Arte (71-3347-4929 ou http://rvculturaearte.com)


Fraude


Também circulando na praça a revista Fraude já em seu oitavo número. Dessa vez traz como temas de capa as narrativas cinematográficas de Jorge Amado, a Copa 2014 e seu projeto sustentável, a difusão da smoking culture em Salvador e o Couchsurfing: o mundo de sofá em sofá. No final, quadrinhos de Marcelo Lima (texto) e Marlon Tenório (arte) sobre o Maior São João do Mundo, uma viagem à Campina Grande. Trata-se de uma reportagem em quadrinhos que prossegue no site www.revistafraude.com com histórias no Parque do Povo, Expresso do Forró e Galante, e também a integra de todas as entrevistas que foram feitas no local.

------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: