01 setembro 2010

Mostra, palestra e oficinas comemoram 40 anos do humor: Lage (1)

De 01 de setembro a 03 de outubro na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro. Tel. 3421-4200) será aberta a Mostra de charges, caricaturas, cartuns e tiras de Hélio Lage. A mostra é aberta de terça a domingo, das 09 às 18h, curadoria de Nildão, produção cultural de Alice Lacerda, com o apoio da TV E e patrocínio da Caixa. Além da exposição, haverá palestra e debates no mesmo local. Dia 14, das 8:30 às 12h está programada uma oficina “A caricatura como forma de expressão artística”, apresentada por Paulo Setúbal. No mesmo dia pela tarde, das 14h às 16h, palestra de Nildão sobre “O Processo criativo do humor gráfico: o cartum.”. E das 16h às 18h, palestra sobre “Vida e obra de Hélio Lage” pelo professor Washington Filho.


Na quarta-feira, dia 15, das 8:30h às 12h, oficina sobre “Do desenho a animação: processo e técnicas” ministrada por José Vieira. Pela tare, das 14h às 16h, palestra sobre “Humor gráfico na Bahia: trajetória e perspectivas” por Gutemberg Cruz. E das 16h às 18h, palestra sobre “O papel do cartunista em um veículo de mídia”, por Cau Gomez. E para os aficcionados nos trabalhos de Lage, vale conferir o site:wwwheliolage.com.br.



ESSÊNCIA - Na Bahia, o cartunista que conseguiu captar a essência do baiano em todas as suas nuances, desde a ingenuidade, a liberalidade, a transgressividade, a linguagem e a sua liberdade foi Helio Roberto Lage (1946/2006). Com seu traço caligráfico, único, o mestre do desenho de humor baiano fez uma radiografia da “terra da felicidade” através de uma gama de personagens publicados nas tiras de jornais e revistas e até mesmo no radio e na TV - L´amu tuju L´amu, Cartunzão, Tudo Bem, Brega Brasil, Ânsia de Amar, Dora Mulata e tantos outros.


Sua verve humorística não deixava escapar nada, seja na malícia das baianas, nos interesses escusos dos políticos, na sagacidade dos boêmios, na melancolia dos idosos e na alegria da juventude. Ele mostrou a Bahia de fio a pavio, em raio X; não poupou ninguém. Sua verdade foi radiográfica. Tudo passava pela sua lente sensível de observador atento a tudo o que acontecia em sua aldeia. Nos seus trabalhos, Lage mostrou o relacionamento humano, seus conflitos e inseguranças, o dia-a-dia do baiano. E, como grande crítico do cotidiano, dissecou as leis e pacotes vindos de Brasília. Tudo feito com aquele traço leve e ágil, mas carregado de expressividade.


Lage, com sua aguçada visão de mundo, deu ao jornalismo baiano demonstrações de com quantos traços se faz uma bela crítica. O traço rápido, sinuoso, firme ajustou-se à brevidade do momento. Assim é sua charge, opinião na página nobre da Tribuna da Bahia. A charge de Lage tem um quê da irreverência baiana inconfundível; a releitura dos fatos ganha repercussão própria. A fonte inesgotável são os bastidores da política. Com seu traço cortante, irreverente, ele deu comicidade à prepotência dos poderosos. Mas não ficou só na política; adentrou às relações afetivas, vasculhou detalhes das relações de classe e escancarou os valores do imaginário do autor; a realidade social, política e econômica do país.

O humor de Lage é engajado, militante sem ser partidário; contestador, essencial, puro, em estado bruto. Na trilha do humor de comportamentos, ele criou personagens impagáveis, fazendo a melhor crítica de costumes dos quadrinhos baianos. Seu trabalho é referência e fez escola. Em traços simples, mas incisivos, Lage conseguiu captar todo o momento histórico político vivenciado nacionalmente. Cartunzão, L´amou tuju L´amu, Tudo Bem, Brega Brasil, Ânsia de Amar mostram um humor sem retoques, autêntico e mordaz.

----------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: