20 abril 2009

Roberto Carlos: 50 anos de carreira

Considerado o rei da música brasileira, Roberto Carlos festeja seus 50 anos de carreira. A celebração que vai decorrer de 2009 e 2010, começa a partir da data de seu aniversário (68 anos), dia 19 de abril. Ele celebrou meio século de carreira com show ontem (domingo, dia 19) na cidade natal Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Depois de 11 anos sem fazer shows no dia de seu aniversário e de 15 anos sem se apresentar na cidade onde nasceu, Roberto Carlos iniciou esta comemoração no Estádio do Sumaré em Cachoeiro do Itapemirim.

“Eu não posso mais ficar aqui/A esperar!/Que um dia de repente/Você volte para mim...//Vejo caminhões/E carros apressados/A passar por mim/Estou sentado à beira/De um caminho/Que não tem mais fim...//Meu olhar se perde na poeira/Dessa estrada triste/Onde a tristeza/E a saudade de você/Ainda existe...//Esse sol que queima/No meu rosto/Um resto de esperança/De ao menos ver de perto/O seu olhar/Que eu trago na lembrança...//Preciso acabar logo com isso/Preciso lembrar que eu existo/Que eu existo, que eu existo...//Vem a chuva, molha o meu rosto/E então eu choro tanto/Minhas lágrimas/E os pingos dessa chuva/Se confundem com o meu pranto...//Olho prá mim mesmo e procuro/E não encontro nada/Sou um pobre resto de esperança/À beira de uma estrada...//Preciso acabar logo com isso/Preciso lembrar que eu existo/Que eu existo, que eu existo...//Carros, caminhões, poeira/Estrada, tudo, tudo, tudo/Se confunde em minha mente/Minha sombra me acompanha/E vê que eu/Estou morrendo lentamente...//Só você não vê que eu/Não posso mais/Ficar aqui sozinho/Esperando a vida inteira/Por você/Sentado à beira do caminho...//Preciso acabar logo com isso/Preciso lembrar que eu existo/Que eu existo, que eu existo...” (Sentado à Beira do Caminho, de Roberto e Erasmo Carlos)

Muita comemoração nas bodas de ouro do artista. O show de Roberto Carlos no Maracanã será um dos pontos altos das comemorações dos 50 anos de carreira do cantor. Pela primeira vez no Maracanã, o Rei cantará sucessos que marcaram sua carreira durante todos esses 50 anos e para o público que não estiver presente poderá assistir o Show ao vivo pelo canal da TV Globo.

Uma grande turnê em 20 cidades brasileiras (em Salvador será no dia 03 de outubro) vai privilegiar no repertório de Roberto as diversas fases da sua carreira. Ainda este ano o artista deve colocar nas lojas o seu disco de inéditas. Em janeiro de 2010, o Parque do Ibirapuera recebe a Expo RC 50 Anos (objetos pessoais e figurinos usados pelo cantor, e até um calhambeque azul estarão na mostra da capital paulista). Tem ainda show Elas Cantam Roberto Carlos no qual 14 intérpretes vão homenagear o artista, além de Roberto Carlos Rock Symphony com representantes do rock brasileiro e Emoções Sertanejas com nomes famosos do gênero.

Roberto Carlos fará uma série de shows em outros países: Estados Unidos, México, Porto Rico e Argentina. E para encerrar as celebrações - 50 Anos de Roberto Carlos, após um ano, e com chave de ouro, exatamente dia 19 de abril de 2010, vai acontecer o Show no Radio City Music Hall de Nova York

“Quem espera que a vida/Seja feita de ilusão/Pode até ficar maluco/Ou viver na solidão/É preciso ter cuidado/Prá mais tarde não sofrer/É preciso saber viver...//Toda pedra no caminho/Você pode retirar/Numa flor que tem espinhos/Você pode se arranhar/Se o bem e o mau existem/Você pode escolher/É preciso saber viver...//É preciso saber viver!/É preciso saber viver!/É preciso saber viver! Saber viver!...//Toda pedra do caminho/Você pode retirar/Numa flor que tem espinhos/Você pode se arranhar/Se o bem e o mau existem/Você pode escolher/É preciso saber viver...//É preciso saber viver!/É preciso saber viver!/É preciso saber viver!Saber viver! Saber viver!...(É preciso saber viver, de Roberto Carlos)

Seu primeiro disco, "Louco por Você", foi lançado em 1961 e é marcado pela influência da bossa nova. Roberto Carlos nunca permitiu que o álbum fosse reeditado. A partir daí passou a investir, com apoio da gravadora CBS, no incipiente mercado de música jovem. Para isso juntou-se ao amigo Erasmo e passou a fazer versões e compor músicas como "Splish Splash", "O Calhambeque", "É Proibido Fumar" e outras que visavam ao filão juventude transviada, criando o primeiro movimento de rock feito no Brasil.

Em 1965 estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléa, o programa Jovem Guarda, na TV Record, que daria nome ao movimento. O desafio do programa era manter a elevada audiência das tardes de domingo, até então garantida pela transmissão dos jogos de futebol e agora ameaçada, já que as transmissões haviam sido proibidas. O programa não só manteve a audiência, como conseguiu aumentá-la.

Roberto Carlos foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira. Na época, com cabelos longos, roupas à moda Beatles e utilizando-se de mitos do universo do jovem urbano, como o carro e a velocidade e falando muitas gírias, virou o ídolo de uma juventude influenciada pelo recém-surgido rock and roll norte-americano e inglês. Além do programa e dos discos, estrelou filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", foi lançado em 1967, seguido por "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora". Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Caminhoneiro", "Verde e Amarelo". Recentemente passou a dedicar-se mais ao filão religioso de sua obra, com o sucesso da música "Nossa Senhora".

“Não adianta nem tentar me esquecer/Durante muito tempo em sua vida, eu vou viver/Detalhes tão pequenos de nós dois/São coisas muito grandes pra esquecer/E toda hora vão estar presentes, você vai ver/Se um outro cabeludo aparecer na sua rua/E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua/O ronco barulhento do seu carro/A velha calça desbotada ou coisa assim/Imediatamente você vai lembrar de mim//Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido/Palavras de amor como eu falei mas eu duvido/Duvido que ele tenha tanto amor/E até os erros do meu português ruim/E nessa hora você vai lembrar de mim//À noite envolvida no silêncio do seu quarto/Antes de dormir você procura o meu retrato/Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri/Mas você vê o meu sorriso mesmo assim/E tudo isso vai fazer você lembrar de mim//Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada/Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada/Pensando ter amor nesse momento/Desesperada você tenta até o fim/E até nesse momento você vai lembrar de mim//Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada/Do tempo que transforma todo o amor em quase nada/Mas quase também é mais um detalhe/Um grande amor não vai morrer assim/Por isso, de vez em quando, você vai, vai lembrar de mim//Não adianta nem tentar me esquecer/Durante muito, muito tempo em sua vida eu vou viver/Não, não adianta nem tentar me esquecer” (Detalhes, Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Desde 1961 Roberto Carlos conseguiu a incrível façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompida apenas em 1999 por causa da doença de sua então esposa, Maria Rita, que viria a falecer. Nos últimos anos esse lançamento acontece invariavelmente no Natal. Roberto Carlos vendeu milhões de cópias de discos, gravou em inglês, em castelhano e em diversos países, fez milhares de shows pelo mundo e teve diversos artistas regravando suas músicas. Seu fã clube é um dos maiores do planeta. Roberto Carlos vendeu milhões de cópias de discos, gravou em inglês, em castelhano e em diversos países, fez milhares de shows pelo mundo e teve diversos artistas regravando suas músicas. Seu fã clube é um dos maiores do planeta.

O CD “Pra Sempre”, gravado em 2004, foi uma pequena amostra do resultado de anos de sucesso na carreira do “rei”, que lotou todos os shows. O álbum “Roberto Carlos” foi lançado em 2005, e novamente com sucesso. Dessa vez, o repertório foi composto por músicas de outros compositores, entre os gêneros romântico e sertanejo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Já lançou discos em espanhol e inglês, em diversos países. Atualmente continua se apresentando com freqüência e todo ano produz um especial que vai ao ar na semana do Natal pela TV Globo, mesma época do lançamento dos seus discos anuais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo vc muito Roberto assim como diversas pessoas no Brasil e no mundo ... vc faz parte da vida de todos nós por suas músicas q tem a ver com muitos momontos... parabéns e um grande abraço

Beth

ღஜ Beth ღஜ disse...

Eu amo vc muito Roberto assim como diversas pessoas no Brasil e no mundo ... vc faz parte da vida de todos nós por suas músicas q tem a ver com muitos momontos... parabéns e um grande abraço

Beth

iatelaspintadassiteoficial disse...

Amem