05 março 2009

Mulheres administram 46 municípios (11%) e fazem história na Bahia


Em cada período da história brasileira, a mulher, através de grupos de lideranças, tem participado nos movimentos contemporâneos, embora frequentemente sua presença seja omitida. Na Bahia, por exemplo, dos 417 municípios, 46 são administrados por mulheres, aproximadamente 11% das prefeituras baianas. Em 2008, o número de prefeitas eleitas cresceu 25% em relação a 2004, mas o número ainda é pequeno. Ainda assim a Bahia está acima da média nacional, que é de 9% de mulheres prefeitas.

Modelo para vários municípios do país, a experiência de Lauro de Freitas com a transparência e controle das contas públicas foi apresentada no Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília. A prefeita Moema Gramacho fez um resumo da metodologia aplicada pela Controladoria Geral do município e seus resultados. Um deles, a economia obtida com a implantação do pregão eletrônico, que já responde por 45% das contratações realizadas, empolgou os gestores que assistiram a apresentação. Jusmari Oliveira, em Barreiras, vai dar maior atenção à agricultura familiar e pretende massificar a agroindustrialização de produtos do município.

TRANSPARÊNCIA - Com 55,94% dos votos válidos, Irismá Santos da Silva Sousa foi eleita para governar pelos próximos quatro anos o município de Gandu. Ela promete um governo de transparência, participativo e como foco no social. Como médica, ela elegeu a saúde como uma das suas prioridades de governo. A meta é ampliar o número de unidades do Programa Saúde da Família (PSF), de três para dez. “Vamos investir muito na medicina preventiva”, assegura. “Nós temos a missão de promover a mudança de verdade em Gandu. Vamos trabalhar para que a nossa cidade tenha serviços públicos de qualidade. Para começar, vamos investir na atração de mais empresas para a cidade e na criação de projetos que possam gerar mais emprego e renda para nosso povo”, garantiu Irismá.

Domingas Souza da Paixão é o que podemos chamar de uma mulher de fibra e amor pelo próximo. Doméstica de profissão, negra e filha de lavradores da região de Governador Mangabeira foi eleita para administrar o município que possui uma população de 17.165 habitantes. Ela quer trabalhar para diminuir o desemprego, melhorar o sistema de habitacional e construir um mini-hospital para garantir um melhor tratamento de saúde para seu povo. Já a assistente social Valdice Castro foi eleita a primeira prefeita de Jacobina que sinalizou que “trabalhará pelo desenvolvimento do município”.

POTENCIAL - A primeira prefeita da cidade de Ibicoara, Sandra Vidal, foi eleita com 52% dos votos. O despertar para a política aconteceu durante o seu trabalho como assessora técnica da Federação dos Trabalhadores em Agricultura da Bahia nas comunidades rurais de Ibicoara. No contato direto com as pessoas percebeu que podia contribuir para melhorar a qualidade de vida da população. “O nosso projeto é aproveitar o potencial agrícola e turístico do município pra alavancar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos 17 mil moradores de Ibicoara”, afirma a prefeita eleita do município que é o maior produtor de batata da Bahia. “Pretendemos implantar programas de assistência às mulheres, principalmente às grávidas que não possuem acesso ao pré-natal. Vamos cuidar das nossas crianças, dos jovens e dos idosos”, ressaltou Sandra.

Ana Lucia Aguiar Viana foi reeleita no município de Barra da Estiva. Entre suas prioridades estão as obras de urbanização, a construção do Estádio Municipal e da delegacia, entre outros. Segundo ela “o orçamento é realmente apertado e cada centavo deve ser bem investido para garantir os benefícios para a população”. O sucesso do trabalho desenvolvido na prefeitura foi o principal responsável pela reeleição de Tânia Portugal em São Sebastião do Passé com 55,5% dos votos válidos. Ela desenvolveu um governo com forte participação popular. Implantou o orçamento participativo, o Programa Saúde da Família, o Centro de Especialidades Odontológicas, a Farmácia Popular, o Samu 192, além de investir na educação, esporte e lazer para a população.

SUCESSO - Um outro exemplo do sucesso das mulheres na política vem de Matina, um pequeno e jovem município da região do semi-árido baiano. Lá a prefeita Olga Gentil se reelegeu com grande maioria dos votos. A primeira mulher a governar a cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, conquistou sua vitória com o trabalho desenvolvido nos primeiros quatro anos de gestão, onde privilegiou ações nas áreas de educação, saúde e saneamento básico. Olga trabalha também pela atração de programas de incentivo à agricultura e pecuária, principais fontes de renda da população que vive em sua maioria n zona rural.

Caraíbas foi uma das quatro cidades a Bahia onde só mulheres concorreram à prefeitura. Ganhou Norma Suely Dias Coelho. Em Dias D´Ávila venceu Andreia Xavier Cajado Sampaio. Na pequena cidade de Baianópolis, Jandira Soares Silva Xavier foi reeleita devido ao seu trabalho social desenvolvido no município. O fenômeno das candidaturas exclusivamente femininas à prefeitura se repetiu em Madre de Deus onde Eranita de Brito Oliveira foi reeleita. A prefeitura de Madre de Deus é ocupada por mulheres há quase 10 anos.

Em Antônio Cardoso foi reeleita Maria Angelica Lopes de Carvalho. Em Banzaê, Jailma Dantas Gama Alves foi reeleita. Maria Angelica Juvenal Maia, de Candeias, também foi reeleita. Outras mulheres reeleitas: Francisca Alves Ribeiro (Carinhanha), Gilcina Lago de Carvalho (Catu), Maria de Fátima Aragão Sampaio (Dário Meira), Wanda Argollo Pinto (Itagi), Cecília Petrina de Carvalho (Itiuba) e Rita de Cassia Cerqueira dos Santos (Mortugaba). Apesar desse grande número de mulheres prefeitas na Bahia, estamos longe de presenciar um triunfo feminino na política baiana: foram 141 candidatas contra 1.137 candidatos a prefeitos. As mulheres foram 10,9% dos candidatos, apesar de serem 51,8% do eleitorado. Mesmo assim os passos foram dados e as mulheres caminham cada vez mais para a melhoria das localidades baianas.

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens vcs mulheres menos a Andreia xavier que nunca faz nada pela cidade de dias davila agora deu para colocar paralização dos professores e ande agente estudante fica?sem estudo?essa é a pergunta para ela para e pensa mas na cidade de dias davila que ela tanto diz que cuida!

Anônimo disse...

boa!essa pessoa que fez esse cometario ANDREIA XAVIER meresse a resposta dessa pergunta!se é que vc tem coragem de responde-a!

Anônimo disse...

muito bem , quero saber tambem das quadras escolares que vc dissi que ira forra ,cade?

Anônimo disse...

agora quero saber como é que essa cidade fai parra frente ,se os alunos cidadões que é o futuro de amanhã ,e a prefeita que diz fazer e acontece e eu ate agora não ve nada,nada sabe o que e nada é isto.Pare para penssa nisso.