13 maio 2021

Há 140 anos nascia Lima Barreto

 

No dia 13 de maio completam-se 140 anos de nascimento de Lima Barreto (1881-1922). O escritor foi um dos principais defensores dos moradores das favelas na Primeira República. Os seus textos sobre esse tema remontam ao início da década de 1920, quando o processo de favelização na cidade do Rio de Janeiro se tornou multidirecional e incontrolável.

 

Escritor militante, como ele mesmo se define, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu  na própria pele) e outros naquelas crônicas da sociedade brasileira. Mulato, pobre, neto de escravos e muito inteligente, ele foi um dos maiores pensadores da língua portuguesa de todos os tempos e ainda é modero um século depois de seu triste fim na pobreza, doença e esquecimento.


 

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em Laranjeiras, Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881. Filho do tipógrafo Joaquim Henriques de Lima Barreto e da professora primária Amália Augusta, ambos mestiços e pobres, sofreu preconceito a vida toda. Com sete anos ficou órfão de mãe

 

Ele foi uma voz aguda, e muitas vezes solitária, no Brasil da Primeira República. Por meio do conjunto de sua obra, expressa a partir de cartas, contos, romances, diários, peças de teatro, Barreto jamais deixou de tocar em alguns temas que o distinguiam dos demais literatos do cânone de época: o racismo vigente no Brasil, a crítica a nossos estrangeirismos e a realidade da pobreza que migrava da capital para as periferias da cidade.

 


Em 1909, Lima Barreto estreou na literatura com a publicação do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha. O texto acompanha a trajetória de um jovem mulato que vindo do interior sofre sérios preconceitos raciais. Em 1915, depois de ter publicado em folhetos, Lima Barreto publica o livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, sua obra-prima. Nesse romance, o autor descreve a vida política no Brasil após a Proclamação da República.

 

Foi um dos mais importantes escritores de ficção brasileira, sendo o precursor do Movimento Modernista e do romance social. Seus escritos foram pouco valorizados em vida. Seu talento como escritor só é reconhecido de uns tempos para cá, quando vira tema de diversos estudos, nos mais diversos campos do conhecimento, em virtude de sua obra ser considerada fonte de informação, pesquisa e do que o próprio autor representou como intelectual, escritor, jornalista, negro, no contexto da República Velha.

 


Sua produção literária está quase inteiramente voltada para a investigação das desigualdades sociais, da hipocrisia e da falsidade dos homens em suas relações dentro dessa sociedade. Em muitas obras, como no seu célebre romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e no conto O Homem que Sabia Javanês, o método escolhido por Lima Barreto para tratar desses temas é o da ironia, do humor e do sarcasmo.

 

Em 1919 é publicado seu romance Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá. Em 1921 o autor apresenta sua terceira candidatura à Academia Brasileira de Letras (nas duas tentativas anteriores, é preterido; nesta última, o próprio escritor desiste antes das eleições). Com a saúde cada vez mais debilitada, Lima Barreto falece no dia primeiro do mês de novembro de 1922, em decorrência de um colapso cardíaco. Muitos dos seus escritos, tais como O Cemitério dos Vivos, Diário Íntimo e parte da correspondência pessoal, são publicados postumamente.

2 comentários:

Jason Adams disse...

This is amazing, thanks for the share. Also, if you are visit our website if you are looking for assistance with your nursing assignment:

Nursing Assignment Help

capdebahia disse...

Agradeço pela noticia e descubrimento desse autor: vo tentar conseguir leer em portugués porque acho que no tem traduçao en francés.
Tenho um blog tambem e avezes falo da Bahia porque me sinto em "casa" cuando fico em Cacha Pregos.
Prefeiro escrever em francés mas minhas fotos no precisam de traduçao, acho.
https://photos-non-retouchees.over-blog.com/2014/07/la-vie-simple.html
https://photos-non-retouchees.over-blog.com/2020/11/fabrication-de-l-huile-de-palme.html
Referente em cultura baiana, consegui organisar show para Mariene de Castro no sul oeste da França em 1998;
Conheci Pierre Verger Mario Cravo Jota veloso entre outros
Fiz uma expo de photo na Aliança francesa em 1992
Agora aposentado fico metade no Gers e Itaparica.
Pode olhar meu blog. Gostaria receber um comentario.
cordialmente
guy capdeville