10 setembro 2015

De Jequié para o mundo: Edu mostra seu grafismo



A arte gráfica baiana está presente no nosso dia a dia, na mídia, nos blogs, no facebook, nos livros, revistas,
nos muros da cidade como grafite. Está inserida na cultura urbana de forma direta e indireta. Desde 1885 (há 130 anos) que o desenhista Gavarni publicou seus desenhos sequenciados nos jornais da época até o premiado Flávio Luiz. E a Bahia pulsa grafismo. Nomes como Castro Alves, Glauber Rocha, Juarez Paraíso, Carybé e muitos outros ícones baianos começaram suas carreiras fazendo charges, caricaturas.

E nesses 417 municípios espalhados pela Bahia, mais um nome vem fortalecer as artes gráficas baianas. Trata-se de Eduardo Santana Santos, o cartunista jequieense Edu. Ele está lançando a primeira edição da revista em quadrinhos Primo e Amigos. O preço é baixíssimo (R$1,99!). Com traços fortes e com estilo, Edu apresenta logo nessa primeira edição seus personagens:

O Primosvaldo (Primo) que vive entregando currículos para conseguir um emprego. Faz “bico” para cooperar na casa da avó,
onde mora. Dona Tirana é a avó de Primo. Uma senhora rabugenta, aposentada que gosta de costurar (o que abastece melhor a geladeira saqueada pelo neto obeso). Um detalhe nessa idosa é que ela é perita em artes marciais. Meloso é o melhor amigo de Primo, um garoto sentimental que vive apaixonando-se por garotas que nem estão aí para ele. O problema é que Meloso é viciado em todo tipo de videogame. Bruk, o cachorro da família que detesta tomar banho e tem como rival um gato malandro chamado Mahoney.

Quem pensa que Edu começou recentemente está enganado. Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica. Na infância desenhou a Santa Ceia encomendada pela vizinha. Aos 16 anos estreou seus quadrinhos no Jornal Actual (1998) com os personagens Velhos Fofoqueiros, Dr. Resmunga e, logo em seguida Primo e Meloso. O sucesso foi imediato e a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié o contratou para elaborar a cartilha “Olho Vivo contra a dengue”, entre outros trabalhos.

A partir daí Edu não parou mais de produzir publicando em diversos jornais da região. Logo no início de sua faculdade em Letras na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) fora convidado para ilustrar o cartaz nacional do 1o Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto Juvenil. Na época Edu caricaturou a homenageada Zelia Gatai, então viúva de Jorge Amado. Segue ilustrando capas e encartes de CDs (Cangaia de Jegue) e produzindo caricaturas de diversas personalidades.

Em 2006 lançou a revista Come Comix custeado pela prefeitura de Jequié. Em 2007 começou a ter suas
tiras veiculadas assiduamente pela Fundação Cultural da Bahia (Folha Literária). Logo em seguida firmou contrato com a Intercontinental Press para agenciar sua tira Primo e Amigos. Com a Editora Reflexão lançou em 2012 o livro “A Saga do Nobre Cavaleiro D'Oskaghans”.

Quem desejar conhecer mais os trabalhos de Edu veja suas novidades em quadrinhos no facebook: página Primo e Amigos: www.facebook.com/PrimoeAmigos.Edu. Contatos com o artista: primoeamigos@hotmail.com

 ....................................................................
O "Breviário da Bahia" 
está sendo  vendido



com exclusividade 
no Pérola Negra, 
em frente a 
Biblioteca Central dos Barris.  
Tel: 3336-6997. 
Rua General Labatut, 137, 
Shopping Colonial (loja 01), 
Barris

0 Comentários:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home