24 janeiro 2011

A hora e vez dos quadrinhos baianos (14) (yes, nos temos quadrinhos)

17. O HERÓI CAPOEIRISTA

Flávio Luiz fez charge e ilustrações para o Correio da Bahia, Bahia Hoje, publicou a revista Jayne Mastodonte (uma aventureira musculosa), tiras (Rota 66, sobre um cacto e uma caveira de bisão em algum lugar da estrada mais americana, e Job um lutador, um cão dálmata, atrapalhado com seus próprios limites, que ele busca a todo custo vencer, se envolvendo nas mais variadas modalidades esportivas), e tem um álbum Au da Bahia, o capoeirista. O rapaz é um dos mais premiados cartunistas da Bahia, tendo no currículo prêmios em diversos salões no Brasil e exterior. Flávio já se consagrou como o campeão do humor. Foi dele o primeiro lugar em cartum no 22o Salão de Humor de Piracicaba. Influenciado pelos quadrinhos ele tem um humor próprio chegando a ser visto pelos seus amigos como um típico personagem das tirinhas.


Seu mais novo trabalho, Aú o capoeirista teve suas duas mil cópias lançadas em Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. A edição de luxo, em capa dura, contou com o apoio de um mecenas baiano que o patrocinou através da Lei Rouanet. Batizado como o movimento da capoeira, Aú vai conquistar um público leitor carente de personagem baiano. Com desenhos cheios de movimento (traço limpo e dinâmico), diagramação elaborada, trama cativante, Aú tem tudo para agradar baianos, romanos, gregos e americanos, mas o espírito baiano está alí, centrado nos personagens, no ambiente. Flávio canta sua aldeia e mostra ao mundo.

Flávio Luiz é muito conhecido pelas tirinhas em quadrinhos de Jab, um lutador, Rotta 66, a revista Jayne Mastodonte e pela graphic novel O Mesias em parceria com Gonçalo Júnior. De 1993 a 1995 foi chargista e ilustrador do Jornal Bahia Hoje. Participou de diversos salões de humor nacionais e internacionais, recebendo vários prêmios. De 2000 a 2008 foi ilustrador do Correio da Bahia, depois chargista da revista Metrópole e do site www.oaranha.com.br. Seus trabalhos fazem parte dos acervos do Museu of Cartoon Art (Flórida), Gibiteca do Henfil (SP), World & Pictures Museum (Massachussets) e do livro Uma História do Brasil através da Caricatura.


Desde pequeno sua paixão sempre foi história em quadrinhos. Ele começou a trabalhar como ilustrador para agências de publicidade e blocos de carnaval entre 1986 e 1988. Trabalhou como diretor de arte em 1989 para a Propeg-Bahia. Em 1994 foi contemplado com o primeiro lugar na categoria cartum no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante salão de humor do Brasil. No final de 1995 Flávio mudou-se para Barcelona, na Espanha, onde aprimorou sua técnica em cursos especializados em quadrinhos (Escola Joso). De volta ao Brasil, em 1997 foi contemplado com menção honrosa no Festival Internacional de Humor "Sem Aids com Amor".


Em 1998 foi terceiro lugar na categoria caricatura e menção honrosa em cartum no 1º Salão de Humor de Salvador. Ainda em 98 foi de sua autoria as caricaturas do projeto vencedor de decoração do Carnaval Tropicalista de Salvador e o próprio mascote do carnaval. No ano seguinte foi premiado com o terceiro lugar no 1º Salão de Humor de Natal, Rio Grande do Norte. Ainda em 1999 consegue lançar sua primeira publicação com personagens exclusivamente seus. A coletânea de tirinhas de JAB - Um lutador e da Rota 66. Na 3ª Feira Internacional do Livro da Bahia, lançou em setembro, também de forma independente, a revista em quadrinhos Jayne Mastodonte Adventures.


Ganhou o primeiro lugar no II Salão de Humor de Salvador - Shopping Lapa, na categoria quadrinhos. Em agosto de 2000 ganha o HQMix 2000 de melhor publicação em quadrinho independente de 1999 para a revista Jayne Mastodonte Adventures1. Este prêmio é considerado o Oscar do quadrinho nacional. No fim do mesmo mês é premiado com o 1º lugar na categoria charge do 27º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Entra assim para a galeria dos poucos premiados duas vezes em Piracicaba em categorias diferentes. No ano de 2002 recebeu o prêmio especial no I Festival Internacional de Cartum da Suécia, em Malmo, com o tema ecologia. Recebeu também menção honrosa no concurso de Tapumes para a decoração do Carnaval Baiano. Em 2003 ganha o 16º Salão de Humor de Volta Redonda na categoria charge, ironizando um “Lulatrix” às voltas com diversos clones da Senadora Heloísa Helena, marcando o momento político “saia justa” do atual Governo.


Ainda em 2003 ganha o 4º lugar no 1º Festival Internacional de Humor Gráfico de Foz do Iguaçu, com o tema água. Em 2007 recebe o Primeiro Troféu Alfaitaria de Fanzines de melhor revista independente com Jayne Mastodonte 2. Esta é a trajetória de Flávio que está sempre batalhando e aprimorando seu traço. Para ele, o objetivo da publicação de Aú, o capoeirista, é conquistar um público leitor de histórias em quadrinhos carente de personagens tipicamente brasileiros, no cenário das HQ nacionais. No final de 2010 Flávio lançou o cangaceiro futurista O Cabra. No dia 26 de janeiro, nesta quarta-feira, Flávio Luiz lança o álbum O Cabra na Livraria Cultura do Salvador Shopping, das 19h às22h. Mais detalhes no flavioluiz-cartum-fotoblog.uol.com.br

---------------------------------------

Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

A I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia está chegando! A primeira edição acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, próximo da data comemorativa do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro. Quadrinhistas da capital e do interior da Bahia se reunirão na Biblioteca Pública do Estado da Bahia para provomover atividades abertas ao público, principalmente pra quem gosta de quadrinhos, cinema, jogos de tabuleiro e artes gráficas. Serão ministradas oficinas, haverá debates com artistas e exibição de filmes, todos com entrada gratuita.

Dentre os destaques dessa edição inaugural estão a exibição do documentário "Malditos Cartunistas", dos Daniéis Paiva e Garcia - um registro da profissão cartunista que conta com dezenas de entrevistas a conhecidos artistas de humor como Angeli, Laerte e Allan Sieber; o lançamento em Salvador das HQs baianas Área 71, Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira e Kuei e a Senhora de Sárvar - todas roteirizadas e ilustradas por membros doColetivo HQ Independente/Área 71; e os dois bate-papos promovidos na quinta e na sexta que têm como objetivo traçar perfis dos criadores baianos de quadrinhos. Além disso, haverá mesas de jogo com o grupo Tabuleiros da Bahia e exposições de biscuit epapercraft.

A programação e inscrição nas atividades pode ser feita através do blog do evento. Além da programação detalhada, o blog irá ser atualizado até o dia do evento com informações sobre os artistas participantes, obras colocadas à venda, quadrinhos expostos, dentre outros informes - portanto, fique ligado no blog e no twitter do evento.

Os quadrinhos se tornaram uma arte respeitada nos últimos anos, principalmente no Brasil, que vê número crescente de lançamentos e de material para livrarias. Na Bahia não é diferente: novos autores têm despontado e um termômetro pra isso tem sido os lançamentos realizados em 2010 e o número de editais vencidos por quadrinistas. No ano que passou cerca de dez projetos foram aprovados por editais públicos e mais de cinco álbuns foram lançados, alguns deles com premiações nacionais.

Para mostrar essa produção com vigor aos baianos é a Semana do Quadrinho Nacional está sendo realizada. A intenção é integrar as diversas iniciativas do estado numa programação que seja representativa do que acontece na Bahia.

A Semana do Quadrinho Nacional na Bahia é uma atividade idealizada e executada pelo Coletivo HQ Independente Bahia/Área 71 em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia!

O quê: I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

Quando:
27 e 28 de janeiro de 2011

Onde:
Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Rua General Labatut, 92, Barris - Salvador/BA

Quanto:
Gratuito

Quem:
Coletivo HQ Independente Bahia/Área 71

----------------------------------

Estamos publicando, em 23 artigos, a hora e vez dos quadrinhos baianos.

-----------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: