20 janeiro 2011

A hora e vez dos quadrinhos baianos (12) (yes, nos temos quadrinhos)

15. TURMA DO XAXADO DIVERTE A TODOS

Antônio Luiz Ramos Cedraz é um dos mais importantes quadrinhistas da Bahia, principalmente na área do quadrinho infantil, gênero que alcançou o auge das historietas cômicas nas séries Lúbio, Zé Bola, Joinha, Ana, Pipoca e agora Xaxado. Durante muitos anos Cedraz vem publicando seus trabalhos na Bahia, em outros estados e até fora do país. Ele está no mercado há mais de 40 anos, sempre batalhando, lutando para abrir espaço para os quadrinhos nacionais, mas com muita humildade. Nunca desistiu da luta, mesmo que batalhasse com dificuldades e enfrentando o todo poderoso syndicate norte americano.


Da simplicidade do traço à criatividade da narrativa, Xaxado retrata a vida rural com todas as suas lendas e mistérios. São aventuras de um garoto, neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião, às voltas com problemas do dia a dia, junto com seus pais e amigos. A Turma do Xaxado reúne personagens tipicamente brasileiros e já recebeu diversos prêmios. Todo o trabalho tem um bom acabamento visual das personagens, com precisão no traço e originalidade temática. Através de um enredo fluente, falando de um cotidiano em que se misturam o real e o simbólico, o objetivo e o subjetivo, o autor constrói uma atmosfera da qual é difícil ficar alheio. Através de Xaxado penetramos no universo gráfico de Cedraz, o imaginário infantil cria asas e viaja na mente de todos nós.


O quadrinhista Antonio Cedraz publicou ininterruptamente no jornal A Tarde as tiras A Turma do Xaxado a partir de 1998. “Tudo começou em 1998, quando Sérgio Mattos editor do caderno Municípios, do jornal A Tarde pediu-me para fazer algumas histórias com um personagem interiorano. Levei algumas tiras de Xaxado, imediatamente aceitas e publicadas duas vezes por semana. Logo depois, o personagem migrou para a seção de quadrinhos do jornal e passou a ser publicado diariamente. Depois, vieram cartões telefônicos, revistas em quadrinhos, revistas de atividades, exposições, seis troféus HQ Mix e mais de duas dezenas de livros publicados. Muitas outras surpresas estão por vir”, conta Cedraz.


Durante dois meses, a tira da Turma do Xaxado saiu na coluna Municípios, do jornal A Tarde e, depois, passou a ser publicada diariamente no Caderno 2. As tirinhas do Xaxado já são adotadas por diversos colégios como material didático. E o álbum de tiras Turma do Xaxado volume 3 serviu de material para a monografia de Alessandra Manti na Italia. Ela se especializou em tradução pela Escola Superior de Língua Moderna para Interpretes e Tradutores, na cidade de Trieste. Alessandra traduzia a obra de Cedraz para o italiano, realizando uma análise linguística e adaptando os “brasileirismos” do idioma português para que o leitor italiano possa entender as expressões da turma de Cedraz.


“A Turma do Xaxado mergulha sobre as lendas e sobre a dura realidade do sertão, sem descuidar da crítica social, e produz um resultado tão eclético que às vezes é difícil precisar a que faixa etária se destinam as histórias. Xaxado agrada igualmente a criança e o adulto. Diverte, ensina e chama à reflexão. A simplicidade e originalidade do autor em muito se assemelha aos seus personagens, seja ele Xaxado (o líder da turma, neto de cangaceiro), Zé Pequeno (o preguiçoso), Marieta (sabe-tudo da turminha), Arturzinho (filho de fazendeiro abastado), Seu Enoque e Dona Fulo (pais de Xaxado), entre outros. Eles dão vida, humor e significado também a cultura baiana.

Cedraz é a prova de que os sonhos são possíveis quando a pessoa se dedica a ele. Com muita luta ele vem se firmando no mercado de quadrinhos e criando seu espaço. “O Xaxado já saiu em vários livros didáticos das Editoras Ática, Saraiva, FTD, etc. Eu sou muito requisitado para fazer palestras em escolas e falar do nosso trabalho. É surpreendente como as escolas estão usando os quadrinhos como material de apoio didático. Atualmente tenho vários livros de quadrinhos indicados e adotados como paradidáticos em várias escolas, inclusive fora da Bahia”, informou o artista em uma das entrevistas para o site Pop Balões. Acrescentou: “O mais difícil em qualquer publicação é a distribuição. Além de ser cara, (cerca de 55 a 60% do preço de uma revista vai para a distribuição) é muito difícil uma distribuidora nacional aceitar. As grandes editoras preferem apostar num quadrinho mais conhecido ou que sai na TV”.


E encerrou: “Tenho dezenas de outros personagens mas estão todos engavetados. Minhas apostas atuais estão no Xaxado. Optei por investir numa marca só para poder me dedicar mais. Mas eu faço outros trabalhos avulsos para empresas. Tenho um estúdio (www.estudiocedraz.com.br) onde eu e minha equipe criamos desde um simples desenho até um revista completa com quantas páginas o cliente queira e pague”.

-------------------------------------------

Conheça os artistas participantes e os quadrinhos que serão lançados no primeiro dia de evento


Um grande time de quadrinhistas participará da primeira mesa da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia. O bate-papo se iniciará às 18 horas do dia 27 de janeiro (quinta-feira) e será seguido de lançamento de HQs dos autores presentes. Veja o post nesse link:

http://semanahqba.wordpress.com/2011/01/18/conheca-os-artistas-participantes-e-os-quadrinhos-que-serao-lancados-no-primeiro-dia-de-evento/">EVENTO

e se inscreva através do link:

https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dGpaWkxqazJHeE82eFRTTWNod21WYWc6MQ#gid=0">INSCRIÇÃO

--------------------------------


Estamos publicando, em 23 artigos, a hora e vez dos quadrinhos baianos.

-----------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Um comentário:

Paulo Alves disse...

Gosto muito do Trabalho de Antonio Cedraz, e espero conhece-lo um dia.
Sou desenhista e mantenho um blog com a Turma do Guaraná, personagens infantis. Gostaria que conhecesse.
http://guaranaeturma.blogspot.com
e deixe seu comentário.
Obrigado.
Paulo Alves