05 janeiro 2010

Nova ética para salvar o planeta (02)

A leitura do livro de Leonardo Boff, Ética e Moral, a busca dos fundamentos (Vozes, 2003) é fundamental para saber sobre a crise moral, ética, econômica, política e ecológica que está acontecendo agora. O texto a seguir é um resumo desse livro:

As revoluções iniciadas na agricultura, seguida da industrial e completada pelo do conhecimento e da comunicação dos tempos atuais trouxeram imensas comodidade e prolongaram consideravelmente a expectativa de vida. Mas essa prosperidade material não foi acompanhada por um desenvolvimento ético e espiritual acarretando um vazio existencial provocando destruição do sentido cordial das coisas ocasionando imensa devastação da natureza.

A quebra da re-ligação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o sentido do transcendente da vida transformou o sonho num pesadelo.
Existem duas forças fundamentais que atuam juntas e constroem concretamente o ser humano: a força de auto-afirmação e a força de integração. Pela força de auto-afirmação cada um consegue se fazer valer e garantir sua sobrevivência para continuar a co-evoluir. Pela força da integração se reforçam as relações inclusivas, se garante a cooperação de todos com todos e assim se assegura melhor o futuro.
Nenhuma dessas forças é suficientemente sem a outra. Ambas precisam atuar sinergeticamente, se reforçando mutuamente e se completando. Qualquer ruptura de equilíbrio é fatal. Caso o ser humano apenas se auto-afirmar sem se integrar, se isola e se inimiza com os demais. Caso se integrar no todo sem se auto-firmar, perde a identidade e acaba desaparecendo. A lógica da natureza faz com que as duas forças (auto-afirmação e integração) sempre funcionem num sutil equilíbrio e numa medida justa para que os seres não destruam a harmonia do todo.
Com o ser humano ocorreu a ruptura desta medida. Ele exacerbou a auto-afirmação em detrimento da integração. Descobriu a força de sua inteligência e de sua criatividade, e usou para se sobrepor aos demais. Ao invés de estar junto dos demais seres, colocou-se sobre eles e contra eles. Começa aí o auto exílio do ser humano, pois foi se afastando lentamente da casa Comum, a Terra e dos demais seres. Quebrou os laços de coexistência com eles.
O ser humano precisa se reencantar com a natureza e o universo. É preciso uma nova experiência espiritual e um novo sentido de ser, mas para isso é necessário da ativação consciente e propositada do princípio feminino (energia estruturada que nos torna sensíveis a tudo o que tem a ver com a vida e a cooperação), da dimensão da anima (que se completa pelo animus presente nos homens e mulheres). Esse novo paradigma ético coloca a vida no centro, vida compartida com outros, vida aberta para cima e para frente.

------------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: