19 junho 2009

Manifestações artísticas (5)

Impressionismo (1880 a 1900)
Na década de 1870 o conceito de arte enquanto impressão foi associado àquelas características estilísticas da pintura por meio das quais uma visão pessoal e espontânea era supostamente expressa. E foi celebrada na história da arte moderna como o momento do estabelecimento consciente de uma vanguarda, “pedra de toque para todos os futuros esforços modernistas desse tipo”. A fidelidade à impressão autêntica e subjetiva passou a ser vista não só como uma medida de originalidade dos artistas de vanguarda, mas também como uma condição de sua modernidade. O estilo impressionista foi do final da década de 1860 e no início da de 1870. Entre os artistas estavam Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Edgar Degas, Berthe Morisot e Paul Cézanne.
Através da luz e da cor os artistas do impressionismo buscam atingir a realidade. As obras são feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural. Obras mais conhecidas: Impressão, Nascer do Sol, de Claude Monet, A Aula de Dança, de Edgard Degas; e O Almoço dos Remadores, de Auguste Renoir. O movimento nasceu na França. Rejeitou o academicismo, a perspectiva, composição equilibrada, figuras idealizadas. Valorizou a percepção sensorial, com propósito de retratar sensações visuais imediatas de uma cena. Temas: paisagem ao ar livre, mar, cenas de rua e cafés.
Pós-impressionismo
É o período marcado pelas experimentações individuais. Os artistas buscam a realidade e imitam a natureza, utilizando recursos de luz e cor. O cromatismo é muito utilizado.As cores mais intensas são exploradas por Vincent Van Gogh com pinceladas fortes e explosivas, como em Noite Estrelada. Henri de Toulouse-Lautrec usa a técnica da litogravura.
Expressionismo
Artistas plásticos de diferentes períodos são considerados precursores do expressionismo, entre eles Goya, Van Gogh, Gauguin e James Ensor. O expressionismo pode ser considerado como uma postura assumida em diversas formas de manifestação artística durante o século XX. Vários artistas desta trabalham nessa linha, sem ligar-se a movimentos ou a grupos. Podemos citar alguns: Edvard Munch, Emil Nolde, Amedeo Modigliani, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Chaim Soutine, Alberto Giacometti e Francis Bacon. A expressão é o movimento do exterior para o interior. O Expressionismo se põe como antítese do Impressionismo. Utilizavam formas exageradas, e cores destinadas a causar impacto emocional.
Fovismo (1904 a 1908)
O Fovismo ou Fauvismo (do francês les fauves, 'as feras', como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente na época) é uma corrente artística do início do século XX. O Fauvismo, movimento principalmente francês, tem como características marcantes a simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.Uso de cores intensas e fortes, explosivas. Perspectiva distorcida com pinceladas vigorosas. Motivos chapados e lineares.Libertaram a cor de seu papel tradicional de descrever os objetos.

Cubismo (1908 a 1915 )
Este estilo rompeu com os elementos artísticos tradicionais ao apresentar diversos pontos de vista em uma mesma obra de arte. As formas geométricas são utilizadas muitas vezes para representar figuras humanas. Recortes de jornais, revistas e fotos são recursos utilizados neste período. São obras representativas desta época: Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso, e Casas em L'Estaque, de Georges Braque. Influências: A escultura africana e a pintura de Cézanne. Visão multifacetada. 1°Fase corresponde ao Cubismo Analítico caracterizada pelo uso de cores monocromáticas. 2°Fase o Cubismo Sintético destaque para colagens.
--------------------------------------------------
A vocês leitores, bom São João. Estarei de volta na próxima quinta-feira, dia 25 para terminar com essa saga das manifestações artísticas dos anos 30 aos dias atuais.

Nenhum comentário: