20 janeiro 2022

Dicionário filosófico de palavras (01)

 

Neste A,B, C de palavras inspiradoras, positivas que pode ter o poder de nos elevar moralmente e espiritualmente. A felicidade depende de sua mente.

 


Abraçar - É uma terapia, e das fortes! É medicinal, acalma. É extremamente efetivo para ajudar na cura de doenças (como a pressão arterial), solidão, depressão e ansiedade – e ainda ajuda a melhorar nossa memória! O abraço pode aumentar a auto-estima. Ensinar a dar e a receber. O valor de igualdade é gerado ao recebermos calor e dividirmos e a percebermos que o amor flui nos dois sentidos.

 


Acessibilidade - Qualidade do que é acessível, do que tem acesso. Se refere à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

 


Acolhimento - Ação ou efeito de acolher; acolhida. Modo de receber ou maneira de ser recebido; consideração. Boa acolhida; hospitalidade. Lugar em que há segurança; abrigo. O acolhimento está no olhar, na busca por ver o que está por trás das situações cotidianas, no desejo sincero de “bom dia”, no abraço, na atenção dispensada a todos que chegam e são bem-vindos, na conversa franca, na escuta, na troca.

 


Alteridade - Palavra que tem origem no latim, com a junção de “alter” (o outro) com o sufixo “tatis” (dade), que é o elemento usado para formar substantivos abstratos a partir de adjetivos. O termo alteridade faz parte de matérias como a filosofia e a antropologia, referindo-se à qualidade ou o estado do que é outro, ou seja, de alguém que é diferente. O significado de alteridade está justamente relacionado ao outro; alteridade é a qualidade ou estado daquilo que é diferente. É o antônimo de identidade. No estudo da antropologia, a alteridade é o conceito que define a existência do indivíduo a partir da relação com o outro. A alteridade é a diferença entre o indivíduo dentro da sociedade e o indivíduo como unidade. Esses dois conceitos só podem existir em função um do outro. Nenhum indivíduo pode existir senão a partir da visão e do contato com o outro. Não pode haver indivíduo se não houver uma relação estabelecida entre ele e outro, ou outros (a coletividade). Alteridade não significa que tenha de haver uma concordância, mas sim uma aceitação de ambas as partes. É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro

 


Agradecer – Do latim gratu, grato, formou-se agradar, de que agradecer é incoativo (verbo o que começa em outro). O agradecimento não é tão frequente nas relações humanas. Com base nesse desconcerto, foi instituída o Dia de Ação de Graças, celebrado a 25 de novembro. Expressar gratidão (a alguém). (Agradecimento) A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. No dia a dia expressamos nossos agradecimentos através de expressões comuns, tais como: obrigado, você é muito amável, eu que agradeço, não precisava, entre outras. Estas expressões são fórmulas de cortesia que servem como mecanismo da socialização.

  


Altruísmo - Um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade. Atitude que visa o bem-estar do próximo, não tendo em consideração interesses particulares. Dedicação desinteressada; ato de amar ao próximo sem esperar nada em troca. Dedicação demonstrada de maneira desinteressada; filantropia. A palavra "altruísmo" foi criada em 1831 pelo filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).

 

Nenhum comentário: