12 dezembro 2017

Livro em homenagem ao cartunista Lage será lançado nesta quinta no MAB

Com 144 páginas, no formato 23,5x21,0 cm, inteiramente colorido, o livro Lage – 40 anos de humor da editora Nildão Design, Comunicação e Produção, será lançado no dia 14 de dezembro, a partir das 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra vai ser vendida pelo preço promocional de lançamento no valor de R$ 50. Embora tenha desenhado por cerca de 40 anos, Hélio Lage não deixou nenhuma publicação que registrasse ou reunisse suas obras, sendo este livro o primeiro a organizar parte do imenso e diversificado legado do cartunista.


Segundo Nildão, organizador da publicação, o evento prestará uma justa homenagem ao cartunista Hélio Lage (1946-2006), que durante 37 anos publicou charges, tiras e cartuns no jornal Tribuna da Bahia.

“A ideia é convidar os amigos e parceiros que conviveram com o artista ao longo dos anos para falar da importância do Lage no cenário do humor da Bahia. Pretendemos criar um clima leve e descontraído, bem apropriado ao homenageado, e resgatar histórias e causos da época em que o cartunista conviveu e organizou mostras e jornais coletivamente”, explica.


"Lage - 40 anos de humor" expõe a competência do cartunista Hélio Lage em revelar detalhes da natureza humana e da vida política com a refinadíssima arte do humor. São cerca de 200 trabalhos desse genial artista, apresentando charges, cartuns, caricaturas, quadrinhos e tiras.

As charges destacam-se na sua produção com uma precisão que desnuda figuras da história política da Bahia e do Brasil. Um rico material que estimula nossa memória: líderes políticos, governantes, problemas econômicos e sociais, são abordados com a potência de fazer da imagem do passado uma provocação para nos posicionar no presente.


Para o amigo, o escritor baiano Nivaldo Lariú, Lage foi uma pessoa fundamental em sua carreira. O cartunista foi responsável pela ilustração do Dicionário de Baianês, seus desenhos foram de extrema importância para dar vida ao livro. “O trabalho dele enriqueceu muito o dicionário, soube captar o que realmente eu queria, aquela coisa engraçada da Bahia, pitoresca, a essência da terra. Uma boa parte do meu sucesso devo ao Lage pelo trabalho de ilustração que ele fez. Essa homenagem em forma de  livro parte de uma boa iniciativa, a história da Bahia foi por muitas vezes contada por Lage. É mais que merecedor pelo trabalho que ele fez durante anos no jornalismo, com um humor que derrubava qualquer um", explica Lariú, que ainda destacou a competência de Nildão em realizar o projeto. “É a pessoa mais qualificada e delicada para fazer essa linda homenagem”, conclui.



O livro tem o objetivo de manter a vivacidade de sua obra e evidenciar aquele que foi talentoso sem ser arrogante, bem humorado sem ser grosseiro, simples sem ser simplório. Um cartunista de pouca fala e muito traço. O projeto tem apoio financeiro da Fundação Pedro Calmon, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura e do Governo da Bahia.

Serviço:
Lançamento do livro Lage – 40 anos de humor
Quando: 14 de dezembro, quinta-feira
Horário:  a partir das 19h
Onde: Auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória
Entrada Gratuita
Valor do livro: R$ 50


0 Comentários:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home