28 outubro 2010

Cau Gomez recebe prêmio internacional em Istambul

É tarefa árdua descrever em poucas linhas o sentimento impregnante que fica ao pisar pela primeira vez em Istambul, na Turquia. Trata-se de uma grande e populosa cidade, dotada de construções milenares, onde as centenas de mesquitas com seus minaretes e os suntuosos palácios dos antigos sultões se destacam na paisagem e impressionam os curiosos ocidentais.


Istambul é a única metrópole do mundo que é dividida ao meio entre dois continentes: a Ásia, situada na parte Oriental, e a Europa, na porção Ocidental. Entre as duas margens está o Mar Bósforos; ao norte, o Mar Negro e, ao sul, o Mar de Mármara, antigo Mar Egeu.


Esta mistura de culturas a torna um local inusitado e singular no planeta, onde, por exemplo, os visitantes podem observar o choque entre o conservadorismo da religião muçulmana – que faz com que as mulheres cubram a cabeça e o corpo com véus e até burcas, rezando cinco vezes ao dia -, enquanto outras mulheres da parte ocidental ostentam piercings, tatuagens, minissaias, cabelos pintados, forte maquiagem e celulares da moda.

A força do turismo e a riqueza do local são refletidas no efervescente comércio, abarrotado de lojas e tendas por todo o lado, principalmente na região do Grande Baazar, que hipnotizam os visitantes de várias nacionalidades com milhares de tapetes, joias, couros, luminárias, lenços, espelhos, doces, chás e muitos outros souvenirs. Acostumados com o frenético fluxo de turistas do mundo todo, os vendedores turcos fazem de tudo para mostrar simpatia na disputa para conquistar os novos clientes, chegando a ensaiar frases de outros idiomas, como o espanhol, inglês, francês e até português.

E foi em meio a este cenário que cerca de 15 desenhistas de diversos países do mundo foram convidados para receber a importante premiação internacional na última terça-feira, 19, em Istambul, promovido pela Aydin Dogan Foundation. A Competição Internacional “Aydın Doğan International Cartoon Competition” realizada na Turquia é considerada o Oscar dos Cartoons no mundo. Do Brasil, o cartunista mineiro radicado em Salvador, chargista do Jornal A TARDE, Cau Gomez, e o gaúcho Moa Knorr, foram agraciados com o “AWARD OF SUCCESS”, composto por dois troféus, diploma e uma quantia em dinheiro cada, em uma pomposa e solene cerimônia, com a presença do Ministro da Cultura da Turquia e mais de 500 convidados. Foram premiados também artistas da Polônia, Romênia, Rússia, Ucrânia, República Tcheca, Irã e Turquia.

Cartum do artista Cau Gomez que foi premiado na Turquia

Eles foram selecionados por um rigoroso júri entre mais de 2.500 cartoons de 86 artistas de 73 países do mundo. Todos os trabalhos foram publicados em um álbum, distribuído entre os finalistas, e ficarão expostos em exibições pela Turquia na Aydin Dogan Culture and Art Gallery em Ankara, capital da Turquia, no Hotel Hilton de Istambul, no Pera Palas de Istambul, na Universidade de Belas Artes de Istambul, no Antalya’s IC Airport Hotel e nas cidades turcas de Erzurum, Gümüşhane, Edirne and Antalya. Depois, os trabalhos serão expostos nos seguintes países: Moldova, China, Chipre, Japão e Grécia. (Fonte: O Ferrão do Humor)

-----------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

2 comentários:

ROSILÉIA ROBERTO disse...

EU ACHO ISSO MARAVILHOSO, MAS COMO VEMOS A IMPRENSA DÁ POUCO DESTAQUE A NONA ARTE, É UMA PENA

Gutemberg disse...

Mogiana

A imprensa sempre teve medo do cartum, charge, caricatura, quadrinhos, enfim, artes gráfica porque não é submissa. A imprensa é global e não se interessa muito pelo local, uma pena...mas é a vida. Mas nada de desânimo, temos que lutar sempre por mais espaço. Sempre!
Gutemberg