27 agosto 2010

Música & Poesia

Rap da República (Moraes Moreira)


Nem contra nem a favor

só sendo crítico

eu não nasci meu senhor

pra ser político

interferir no entanto

nos rumos dessa nação

eu posso muito enquanto

poeta e cidadão.


O presidente não pressente

que seu cargo pode ter um gosto

amargo

nem sequer por desencargo de

consciência


E vem o vice partindo pro

sacrifício

por não ser o seu ofício

presidente em exercício

haja paciência.


O senador

se julgava absoluto

suplente, substituto

foi parar no Instituto do Coração

o deputado não é nada kamikaze

quando ta ruim a fase

vai buscar em sua base

sustentação.


Nem contra nem a favor

só sendo crítico

eu não nasci meu senhor

pra ser político

interferir no entanto

nos rumos dessa nação

eu posso muito enquanto

poeta e cidadão.


Governador, eu não visto essa

camisa

falar nem sequer precisa

ta caído na pesquisa de opinião


Olha o prefeito

na cadeira já balança

eu não quero essa responsa

e nem mesmo a vereança

eu não quero não

ser o ministro

porque é o que transtorna

pois quando vem a reforma

qualquer jeito

qualquer forma

citam, seu nome

mesmo que seja muito bem

intencionado

não será considerado

pode ser exonerado

até por telefone.


Eu não nasci meu senhor

pra ser político

interferir no entanto

nos rumos dessa nação

eu posso muito enquanto

poeta e cidadão.



Labirinto (O Homem da Estrada) ( José Inácio Vieira de Melo)


Não me ofereça o paraíso.

Andar para cima e para baixo é o que quero.

Esperar o dia parir o sol,

sentir a minha pele tostar nas plagas dos sertões.


Não me ofereça o infinito.

Quero o seixo da estrada.

Dar o passo e levantar poeira – me confundir na poeira.

Quero todas as formas e amanhã ser informe.


Sim, sei das topadas, dos calos, do estrume. Não me iludo.

Mas sempre estarei pronto para me levantar.

As cicatrizes contam histórias que gosto de escutar:

me reconheço nelas, e choro e canto e fico feliz

quando a lua estampa um sorriso na boca da noite:

ali sou eu quem sorri.


Olho para o céu e vejo um caminho de estrelas.

E além e além e muito além de todas as coisas,

sonho que sou o seixo, a estrela.

E assim sou uniforme.

------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: