23 dezembro 2009

RECANTO DO VENTO

Texto: Gutemberg Cruz
Ilustração: Estúdio Cedraz

Quarto capítulo:

Na última semana o vento Arthurzinho ensaiava com os amigos para a festa do São João no colégio. Todos estavam alegres porque iriam apresentar a festa junina no Nordeste. Eu disse todos estavam alegres?. Não, lá no alto, no mais alto das alturas estava a maligna Maria Tempestade. Ela passeava de um lado para o outro aborrecida com toda aquela alegria. Por isso, planejava soltar relâmpagos, trovões fortíssimos para derrubar toda aquela brincadeira. O que ela, a Maria Tempestade não contava, é que bem mais alto onde ela se encontrava, reinava o sorridente sol Luis. Sim, ele percebia toda aquela intriga da Maria Tempestade...tentou convencê-la de desistir de estragar a brincadeira junina das crianças-ventos, mas a Maria não era de desistir facilmente. E quando ela resolveu soltar seus raios e trovões....o sol apareceu mais forte e brilhou durante o dia.

Maria Tempestade saiu cabisbaixa e ficou lá do alto espiando.

A garotada resolveu fazer uma bela homenagem ao rei sol, ao Luis que caladinho ficou, sorrindo de tudo...mas o Arthurzinho que não era de guardar mágoas de ninguém resolveu dar um viva para Maria Tempestade. Era uma bela homenagem para a garota enfezada, briguenta, mal criada que gestava de perturbar o sono alheio... E todos os ventinhos resolveram saudar a Maria Tempestade que, vendo tudo aquilo, resolveu dar as caras na festa e caiu na gandaia.

Sim, a Maria Tempestade forrozou até o dia amanhecer.

No dia seguinte, o vento Arthurzinho foi, pessoalmente, agradecer ao sol Luiz. Ele soprou umas palavras boas de se ouvir, assim:

- Bom dia raio de sol Luiz, muito bom dia.

- Bom dia belo Arthurzinho. Respondeu Luiz. A que devo esse boa visita?

- Vim agradecer sua intervenção na festa. Tudo acabou bem, graças a você. A estrelinha Soninha iluminou toda a noite nessa festa. Como é muito tímida, não quis cair na folia. Espero que da próxima festança vocês dois apareçam para se divertirem.

- Obrigado, Arthurzinho. Vamos pensar no assunto.

- Tchau.

E assim Arthurzinho retornou a sua casa-nuvem azul para fazer as lições de casa que a professora de História passou. O tema do estudo era: A evolução dos ventos. Um tema que ele apreciava muito.

Não muito longe dali, no alto, a estrelinha Soninha sorria e brilhava. Tudo estava bem, o mundo girava, o vento soprava, o sol iluminava e as estrelas brilhavam. Era tudo festa. Era São João.

FIM
--------------------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: