02 fevereiro 2021

Nildão: o poeta do traço

 

A obra de Nildão nos revela um artista gráfico de respeito profundo pelo trabalho a que se sente chamado. Longe de toda estridência, ele encara seu trabalho plástico renunciando desde o começo tanto afagos do convencional como aos fáceis impulsos do modismo. Seu trabalho golpeia, escava no lado trágico do mundo de hoje para expô-lo sem concessões ou sua verdade.

 


No traço distorcido, contundente, irônico, muitas vezes cruel outras líricas, que deforma e informa, Nildão deixou impresso um retrato desse país numa época marcante de sua história recente.

 

O traço desmascara, escancara, revisa do avesso e expõe os personagens do nosso dia a dia.

Ele condensa sua ação no desenho e desdenha do verbo. E assim Nildão dá, a todos, seu toque implacável do ser humano.

 


Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor além de ser premiado no meio publicitário com a vitoriosa campanha de cartuns feita para a Bahiatursa, que o levou a participar como concorrente do Festival de Cannes. Teve poemas selecionados para o projeto Mídia Poesia 1 e 2, veiculado pela Rede Bahia, e uma das frases do livro “Poesia-Remédio contra Azia” serviu de tema para o programa “Saia Justa”, na época apresentado por Rita Lee, Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young.

 


Seu site autoral, nildao.com.br  mostra um pouco da obra do cartunista e disponibiliza para o público parte do seu acervo. O site possui uma loja virtual que oferece os produtos criados pelo cartunista tais como: livros, posters, postais e camisetas.

 

Quem desejar conhecer um pouco mais da trajetória de Nildão pode ler o livro Feras do Humor Baiano que lancei em 1997 abordando os trabalhos de Lage, Nildão e Setúbal.

 


Quem quiser conhecer a cidade do Salvador, dos anos 70 aos dias de hoje, você pode abrir os livros de Nildão, que você vai ver cada desenho, cada figura, cada personagem, que mostra a realidade daquela localidade através dos seus desenhos.

 

 

NILDÃO


 

Seu traço é distorcido,

contundente e irônico.

Ás vezes cruel e impiedoso

outras vezes lírico e delicado,

surrealista e atormentado.

 

Assim é NILDÃO

no horizonte de seu desenho

que deforma e informa,

mas sempre palpitando

expressão e vida.

 

Esse é o artista,

narrador requintado,

dono do seu meio de expressão,

capaz de desnudar o sublime e o infame,

a hipocrisia ou a injustiça

que desmascara e escancara.

 

Sendo um poeta do traço

já essa procura inconsciente

e reveladora do ser humano

no começo do seu poema gráfico

 

Nildão é um cartunista, um artista gráfico

 

Nenhum comentário: