14 julho 2009

Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira (2)

Para começar as comemorações dos 50 anos de carreira, no dia 18 de julho, às 22h, o canal de TV a cabo The Biography Channel irá estrear o documentário “Biography: Mauricio de Sousa”, que traça um perfil do artista e traz entrevista com fãs e outros desenhistas dos quadrinhos como Jim Davis, criador do Garfield. No dia seguinte, 19 até o dia 18 de agosto, no MuBE, em São Paulo (Av. Europa, 218, Jardim Europa), abrirá a exposição “Maurício 50 anos” que fará um apanhado da trajetória do artista, divididos em duas partes: uma sobre a carreira do quadrinista, reunindo tiras e personagens, dos clássicos aos menos famosos, e outra com releituras de quadros e esculturas de Leonardo da Vinci, Rodin e Michelangelo, “adaptados” com personagens da Turma da Mônica..

A antologia MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros, reunirá interpretações de 50 desenhistas brasileiros para os personagens da Turma da Mônica. A obra, com 200 páginas, terá participação de Spacca, Laerte, Ziraldo, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, entre outros. E deverá ser lançada em setembro, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Ainda na programação de eventos tem o livro Bidu 50 Anos, coletânea de histórias do primeiro personagem de Mauricio de Sousa. A edição trará a reimpressão de Bidu # 1, gibi publicado em 1960 pela Editora Continental. O lançamento também deverá acontecer em setembro, na bienal carioca.

Site Máquina de Quadrinhos, em que as crianças terão a oportunidade de criar HQs da Turma da Mônica por meio de um banco de dados com imagens de personagens, cenários e outros elementos. As melhores histórias poderão ser publicadas nas revistas da turma do Bairro do Limoeiro. Deverá entrar no ar em agosto.

Está programado ainda um livro ainda sem título, contando a trajetória artística do criador da Turma da Mônica. Lançamento previsto para dezembro. E um CD Maurício, 50 anos de música, com as melhores canções já feitas para shows, desenhos animados, campanhas institucionais e programas especiais de Mônica e seus amigos.

PROJETOS

Sobre seus novos projetos Maurício confessou: “Vamos dar uma renovada na nossa produção de filmes. Fiz um contato com estúdios do mundo todo, e vamos começar a fazer co-produção. Um estúdio só te limita a fazer um projeto, e isso não atende à demanda do mundo. Eu tenho que fazer um filme em co-produção com chineses, outro com italianos, outro com americanos… Estamos planejando o Penadinho em computação gráfica, para a televisão; e Astronauta, também em três dimensões, para ser visto com óculos. A Turma da Mônica vai virar “Romeu e Julieta” para cinema; depois, Horácio. Chico Bento, também virá em computação gráfica. E em Roma vamos fazer Ronaldinho Gaúcho”.

“Ronaldinho é um sucesso danado no mundo - embora aqui não seja tanto. Só em revistas está em 32 idiomas diferentes, e a Mônica em 20. Veja a força do futebol. Por isso mesmo estou sugerindo que o Pelezinho seja o mascote do campeonato do mundo em 2014, no Brasil. Estamos atirando em todos os lados que nos é permitido. E eu estou preparando terreno para poder delegar um pouco mais na empresa, e voltar a fazer o que gosto: tira de jornal, que me fascina”.

Sobre a queda no índice de leitura ele foi enfático: “A Mônica Jovem é a revista de mangá mais vendida no mundo, hoje. O pessoal vai à banca de jornal e faz reserva para garantir seu exemplar, antes que acabe. A criançada não está lendo? Não concordo. E lê mais também por causa da internet. Meus netos hoje escrevem, se comunicam mais do que meus filhos. Vendemos quase três milhões de exemplares da revista tradicional da Turma da Mônica, e vamos chegar a cinco milhões. Quatro pessoas leem cada revista, é só multiplicar. As crianças e os jovens leem, mas é preciso chegar à revista, ao livro, o bom produto, a mensagem interessante, curiosa, bem escrita, e com bom preço, para estimular ainda mais a leitura. Quem lê fala e escreve melhor”.

Ao perguntar sobre o crescimento da Mônica para atingir uma faixa de público diferente ele informou: “É que a infância começou a encolher. Aos sete, oito anos, as crianças começaram a ir para o mangá japonês, e abandonar a Turma da Mônica tradicional - embora depois, quando as pessoas casam, indicam para os seus filhos. Pensei: já que elas gostam de mangá e também da Turma da Mônica, vou juntar as duas coisas. Aí nasceu a Turma da Mônica, meio mangá. E deu certo. Tanto que já tem concorrente na nossa cola”.
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Quem desejar adquirir o livro Bahia um estado d´alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Roha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

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