29 maio 2009

Dez anos de Matrix (5)

O filme de ficção científica que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90, fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens e de um grupo liderado por Morpheus que procuram o “One” (o escolhido) que, diz a profecia, libertará a raça humana desas máquinas. Diversas referências e citações na obra dos irmãos Wachowski são encontradas nos clássicos do cinema moderno como “Blade Runner, o caçador de andróides! (1982), de Ridley Scott; “O Exterminador do Futuro” (1984), de James Cameron; o desenho animado “Akira” (1988), de Katsuhiro Otomo. Outros filmes relacionados: “Metropólis”, de Fritz Lang; “O Show de Truman”, de Peter Weir; “Gattaca – A Experiência Genética”, de Andrew Nicoll; “Simone”, de Andrew Nicoll.

“Ghost in The Shell” (1995), o desenho animado de Oshii Mamoru (uma das principais inspiração para a trilogia Matrix), mostra o ato de heroísmo de um membro da Comissão de Segurança pública Nacional Japonesa, especializado em combater crimes relacionados a tecnologia. Criado por Masamune Shirow, o quadrinho foi publicado pela primeira vez em 1989 e já foi transformado em vários produtos, de videogames a séries de TV. O estúdio DreamWorks (de Steven Spielberg) conseguiu os direitos para adaptar o famoso quadrinho japonês “Ghost in shell” para o cinema em versão 3-D. Vamos aguardar.
O sucesso de Matrix foi tão grande que influenciou muitos cineastas da nova geração como nas idéias para Xavier Gens dirigir “Hitman, Assassino 47” (2007), no visual de “Anjos da Noite” (2003), de Len Wiseman, ou mesmo nos efeitos de “O Procurado” (2008), de Timur Bekmambetov. Depois de Matrix, o cinema nuba mais foi o mesmo.
Animatrix é uma coleção de pequenos filmes em animação, mostrando a história anterior ao universo de “Matrix”, e a guerra original entre humanos e máquinas que levará a criação da Matrix.
A coletânea reúne 9 curta-metragens animados que tratam de eventos relacionados ao mundo de Matrix, proposto pelos irmãos Wachowski. Os desenhos foram em sua maioria, criados e dirigidos por renomados profissionais japoneses, uma forma de homenagear os populares animes, dos quais os irmãos Wachowski são fãs confessos.
“O Segundo Renascer - Parte 1 E 2”: Neste curta-metragem, dividido em duas partes, é contada a história do surgimento da Matrix desde o primeiro assassinato cometido por um robô, que foi o estopim para a rebelião humana e para o início da guerra contra as máquinas; “Coração de Soldado”: Na simulação de um treinamento no mundo dos samurais, CIS, um soldado de Zion, é forçado a escolher entre o amor e seus camaradas no mundo real.”Uma História de Detetive”: Investigador linha-dura, Ash está a procura da cyber-criminosa Trinity. “O Vôo Final de Osíris”: A tripulação da nave Osiris precisa transmitir a Zion uma mensagem de suma importância. E para tal, terão que atravessar um exército de sentinelas que os separa da cidade.
“O Recorde Mundial”: Por meio de uma incrível combinação de força de vontade e força física, Dan, um corredor recordista mundial, consegue sair da Matrix e tem uma breve visão do mundo real. “O Robô Sensível”: Um pequeno grupo de rebeldes captura um robô sentinela e o reprograma para atuar como um aliado da causa. “Era uma Vez um Garoto”: Sentado em sua sala de aula, o garoto recebe um convite pessoal de Neo para fugir da Matrix. Mas achar uma saída comprova-se muito mais difícil do que se imaginava. “Além da Realidade”: Numa pequena cidade, onde nada é como parece, Yoko acha uma falha nos sistemas: uma mansão abandonada na qual tudo parece possível. Mas o suporte técnico vem com força total para fazer o "de-bug".
Inspirado pelas experiências com drogas do escritor Warren Ellis e considerada pelos críticos como uma instigante mistura das tramas policiais de Sin City com o universo de Matrix, “Azul Profundo” é uma das histórias em quadrinhos mais inovadoras da atualidade. A arte de Jacen Burrows está surpreendente ao mostrar a vida do policial Frank na pista de um perigoso serial killer que começa a duvidar da realidade que o cerca (o que é a realidade?)
Os irmãos Wachoswski eram roteiristas de quadrinhos. Steve Skroce, o artista de storyboard dos filmes, foi desenhista, entre outras coisas, do Homem-Aranha. Geoff Darrow, o artista conceitual da série, fez, junto com Frank Miller, a aclamada minissérie Hard Boiled. Juntando essa equipe e mais outros artistas o conceito original do filme foi expandido para os quadrinhos. A Panini acaba de larçar The Matrix Comics Vol. 1 reunindo 12 histórias inspiradas pelo revolucionário mundo do filme Matrix e produzidas por alguns dos maiores criadores contemporâneos como Larry & Andy Wachowski, Geof Darrow, Bill Sienkiewicz, Neil Gaiman, Ted McKeever, John Van Fleet, Dave Gibbons, Paul Chadwick, Kilian Plunkett, entre outros. Vale a pena conferir.
Filme: Matrix
Título original: The Matrix
País: Estados Unidos
Ano: 1999
Filme: Matrix Reloaded / Matrix 2
Título original: The Matrix Reloaded / The Matrix 2
País: Estados Unidos
Ano: 2003
Filme: Matrix Revolutions / Matrix 3
Título original: The Matrix Revolutions / The Matrix 3
País: Estados Unidos
Ano: 2003.

Nenhum comentário: